Professor Almir de Carvalho – Espiritualidade

por Almir de Carvalho

ESPIRITUALIDADE

Quantas vezes nos perguntamos: quanto espiritual eu sou? É difícil mencionar isto em quantidade, mas em qualidade torna-se possível. Espírito é algo imaterial, etéreo, invisível aos olhos comuns, mas extremamente real do ponto de vista das religiões. Existe um ar de mistério com relação ao espírito, com dúvidas freqüentes e inquietações sobre como estabelecer um contato mais intimo com esta essência que habita dentro de cada ser vivo. Sabemos que ela utiliza o corpo como veiculo de suas manifestações aqui na terra e sabemos também que existem pessoas ditas boas e pessoas ditas ruins que praticam o mau com o seu semelhante.

Se imaginarmos que o espírito é divino, bondoso, amoroso, porque vemos tantas pessoas praticando o mau e a violência? Será que o espírito destas pessoas são maus ou é a mente que cria a maldade? E se a mente cria a maldade, o espírito que habita aquela pessoa não poderia intervir para impedir este mau?

Neste caso esta interferência deveria passar pela consciência que é responsável pela elaboração mais sutil dos pensamentos e atos do individuo. A consciência seria um elo de ligação entre o espírito e a mente pensante, provocando  reflexões sobre a importância ou conseqüência de tais atos violentos. Acontece que esta ligação entre espírito e mente pensante pode ser interrompida se não houver o desenvolvimento da consciência. A consciência desenvolve-se gradualmente à medida que ela vai sendo regada, assim como uma flor se desabrocha ao ser cuidada todos os dias.

O processo de desenvolvimento da consciência vai, pouco a pouco, retirando os véus que encobrem a visão clara do espírito. Este é um processo de integração em que corpo, mente, emoção, consciência e espírito tornam-se um. Desta forma, a violência perde lugar para o amor, a agressão dá lugar ao abraço, a intolerância perde força, a alegria contagia, a sinceridade prevalece.

Existem algumas faculdades inerentes ao espírito que só podem ser manifestadas via corpo que possui o coração. É através deste que o amor se manifesta. É através dele que os nossos desejos mais íntimos são revelados. A maneira mais simples e prática de entrar em contato com o coração é através do silencio durante a meditação. Se o coração está dentro de nós, é olhando para ele que podemos entender os valores da espiritualidade. Não vamos esperar um sofrimento ou uma tragédia acontecer para olharmos o coração. Não vamos esperar um golpe do destino para nos tornarmos pessoas simples e amorosas. Pratiquem no aqui e agora.almir para my best wish
Namaste

Almir de Carvalho

Este texto já foi publicado no Jornal Folha do ABC no dia 25/02/2012

Tel. (11) 4427-5759
Site: http://www.reabilitaac.com.br/

Por Rê Nunes:

Gente, o Almir é meu acupunturista há muitos anos e ele é incrível! Já me ajudou a superar fases difíceis e resolver vários problemas! Sou totalmente fã do Almir!

bj bj

Mais posts sobre este assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *