Pensata: Como lidar com críticas?

como fazer amizade

Estou lendo um livro chamado Como fazer amigo & Influenciar Pessoas de Dale Carnegie. Longe do que parece, este livro não trata-se de um auto-ajuda voltado à arte de fazer amigos, nem pensar!

Este livro é excelente para quem quer aprender a lidar com as pessoas, principalmente no ambiente profissional.

Eu acredito que um dos principais pilares da vida é o relacionamento com as pessoas. Eu não sei e nem gosto de viver sozinha! Dou imensa importância à minha família, amigos, colegas e parceiros de trabalho. Todos são fundamentais para minha vida…! E claro que não para por aí, dou muita importância à senhora que faz a limpeza da minha casa, ao caixa do supermercado, ao gerente do banco, ao lixeiro, enfim, a cada pessoa que  de alguma maneira faz parte da minha vida…

Por isso, entendo ser fundamental estudar (estudar para mim é desenvolver o tema, é destinar um tempo ao assunto…) para ter a melhor convivência com as pessoas! Sim, estudar – de verdade, não acredito que conviver bem com as pessoas seja tão fácil quanto parece… É sempre importante focar que: cada pessoa que aparece em nossas vidas tem extrema importância, temos que lidar bem com elas.

No que se refere ao trabalho, acho importante destacar que exercer a liderança dentro de um grupo não é nada fácil, afinal, existem duas maneiras de se alcançar o respeito: ou conquistando-o ou pela força! Eu, com certeza, objetivo sempre CONQUISTAR O MEU RESPEITO, nunca o impor.

E olha só, eu sempre trabalhei com papel, por mais de 10 anos, e lidava com poucas pessoas. As pouquíssimas pessoas que eu lidava, acabaram tornando-se muito amigas, mas não tive parâmetro sobre como lidar com clientes ou funcionários.

Ocorre que, as coisas mudaram! Há 2 anos deixei o escritório e passei a comandar uma equipe numa empresa. Passei a lidar com pessoas de verdade. Tive que aprender a respeitar e ser respeitada. A lidar com opiniões divergentes, com vaidades, com egos e muito mais.

Por tudo isso, achei bem importante começar o ano trocando esta idéia com vocês, sobre a importância de respeitar cada pessoa que está ao nosso lado, independente de sua posição em nossa vida.

Sobre respeitar a opinião alheia e criticar menos, destaco que somos seres humanos acostumados a julgar e criticar constantemente. Que tal aproveitar o começo do ano para mudar isso?! Eu estou disposta a me analisar antes de analisar o próximo. A me julgar, antes de julgar o próximo. E o mais importante, a me colocar no lugar da pessoa, antes de emitir qualquer opinião. Eu realmente estou disposta a criticar menos e vou exercitar isso!

Bem, após alguns capítulos bem interessantes do livro que mencionei, resolvi compilar algumas dicas que aplicarei no meu dia-a-dia e vou compartilhar aqui no blog:

1. Você conhece alguma pessoa que deseja modificar, aconselhar ou melhorar? Ótimo, mas antes de criticar quem quer que seja, observe a si mesmo. Comece este exercício olhando para você. Será que antes de apontar o problema de alguém, não seria hora de refletir sobre os seus? Lembre-se do clássico a atemporal ensinamento de Confúcio: Não se queixe da neve no telhado da casa do seu vizinho, quando a soleira da sua porta não está limpa. 

2. Toda vez que tratar com pessoas, lembre-se não está tratando com criaturas de lógica, por isso não cobre tal comportamento. Pessoas são criaturas emotivas, suscetíveis às observações norteadas pelo orgulho e pela vaidade. Isso significa que nunca saberemos como reagiremos a uma crítica!

3. Aplique a teoria de Benjamin Franklin: Não falarei mal de nenhum homem, falarei tudo de bom que souber de cada pessoa. Estou exercitando esta teoria no meu dia-a-dia e o resultado tem sido excelente. Sinto-me muito mais feliz elogiando, observar o lado bom de cada um é maravilhoso. O mundo fica muito melhor quando destacamos o que há de melhor, sem criticar o que é não achamos legal.

4. Mentalize mais uma excelente teoria, de Carlyle: Um grande homem demonstra sua grandeza, pelo modo como trata os pequenos.  

5. No lugar de condenar os outros, procure compreendê-los, procure descobrir porque fazem o que fazem. Esta atitude é muito mais benéfica e justa do que apenas criticar. Este exercício gera simpatia, tolerância e bondade, o que é maravilhoso. Nunca se esqueça que é mais fácil entender, quando se conhece.

Para fixar e simplificar, vamos exercitar juntos:

NÃO CRITIQUE, NÃO CONDENE NÃO SE QUEIXE. 

E então, o que acha desta idéia?! Vamos tornar a nossa vida melhor?!

bj bj bj e uma semana maravilhosa para todos nós!

Se tiver alguma dica, sugestão ou comentário, use o campo abaixo ou envie-me um e-mail no renunes01@gmail.com.

Mais no meu Snapchat @mybestwishblog.

Rê Nunes

Mais posts sobre este assunto:

6 comments

  1. Ai Re, esse teu post caiu como uma luva pra mim. Inacreditável como estava buscando algo nesse sentido. Estou com algumas dificuldades em “conquistar meu respeito” na empresa com uma funcionária minha e acabo sendo grosseira. Isso me faz mal, não quero ser assim.
    Além de muito bem escrito, teu texto me mostrou que posso mudar, então bora comprar esse livro e colocá-lo em prática. O primeiro passo vc ja me ajudou a dar. Obrigada amiga por fazer parte da minha vida, mesmo longe. Estou sempre te “observando” rsss (principalmente no snap, não perco um dia) beijo beijo beijo

    1. Ai amiga, emocionei! Mari, minha primeira amiga da vida! Você é maravilhosa e fico super orgulhosa de passar alguma coisa para uma pessoa que me ensina o real valor das coisas todos os dias…! Eu também estou sempre te observando! Me fale se encontrou o livor, qualquer coisa te mando o meu! bj enorme e um 2016 maravilhoso e cheio de amor! bj bj bj

  2. Renata
    Resolvi passar por aqui só para dizer, que não acompanho seu Instagram já faz um tempo, porque desde que assisti o documentário “The True Cost” resolvi deixar de acompanhar vários blogs de moda! Nunca liguei para moda, mas depois do documentário deixei de seguir pessoas focadas na moda e no consumo, que já não faziam muito meu estilo.
    Porém, como temos uma outra paixão em comum – “Viajar” e sei disso, porque te acompanho a muito tempo, vira e mexe olho seu IG só para ver por onde você tem andado!
    Numa dessas passadas pelo seu IG vi que você estava na Russia (..adorei as fotos) e logo em seguida vi um post sobre alergia alimentar! Foi então que resolvi te seguir no Snapchat e vi você contar sobre sua mudança, seus novos conceitos entre outras coisas.
    Como sou exatamente igual.. vivo lendo, estudando, pesquisando.. e tentando melhorar como ser humano resolvi passar para dizer que adorei a mudança da sua página pessoal!
    Também tive uma página onde colocava toda minha experiência de vida, que foi intensa nos últimos anos, mas recentemente abandonei essa empreitada, porque engravidei e tive que reaprender “um mundo de coisas novas”!
    É muito legal mudar de fase.. foco e conceitos, aprendemos/ evoluímos muito! Estou super feliz e ansiosa com essa minha nova fase também..
    Nesse momento estou aqui.. aguardando a chegada do meu bebê (39 semanas + 3 dias de gestação) e o meu sonhado parto natural, mas como as horas literalmente não passam neste finalzinho.. resolvi vir aqui deixar um comentário para você!
    Passei 30 anos sofrendo com uma forte alergia alimentar, mas consegui controlar 100% minha alergia já faz três anos com a acupuntura, na verdade, com a auriculoacupuntura que acredito ter equilibrado “muito” meu organismo!
    Vi pelo Snapchat que você voltou para a acupuntura e não pude deixar de vir aqui dizer que você está certíssima! Foca na medicina alternativa e equilibra seu organismo, que você vai melhorar..
    Outra coisa, você conhece a Ong Arte de Viver? Já fez algum curso lá? Algum curso focado na respiração? Parece sua cara nessa nova fase.. da uma pesquisada, porque acho que você vai gostar, além disso.. terá em março uma viagem para Índia, que deve ser muito legal!
    http://www.artofliving.org/br-pt/india
    http://www.artofliving.org/br-pt
    E por fim, você conhece os exercícios da @kayla_itsines? Eu tenho a apostila da Kayla com os exercícios e acho ótimo!
    Tenta baixar a apostila dela.. acho que você vai gostar, já que você gosta da série de abdominais da Gabriela Pugliesi, que tenho certeza que são baseados nos exercícios e na técnica da Kayla!
    Bom.. é isso, beijos e sucesso na sua nova fase!

    1. Gisela que bom te-la de volta! Eu sempre amei trocar ideia com você e sempre te acompanhei! Que bom saber que voltamos a ter contato e que estamos na mesma vibe! Sabe que eu aprendi muito com a internet. Aprendi errando, assumo! Ou melhor, não julgo um erro, acho que foi uma fase ilusória e cheia de futilidades desnecessárias!
      Hoje acho que estou bem diferente e muito mais evoluída! Espero poder voltar a trocar idéias com vc! Vamos nos falando! Já printei todas as suas informações e vou ver tudo já! bj enorme, um 2016 maravilhoso para vc e sua familia e muito obrigada pelas palavras! Foram extremamente incentivadoras!
      Realmente nao quero usar este espaço para incentivar consumos malucos! Quero trocar e compartilhar experiências que acho bacana!

      bj enorme!

      Rê Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *