Pele a Prova do Inverno – Dra. Catarine Padoveze

por Catarine Padoveze

PELE A PROVA DO INVERNO!!!

   O inverno começou oficialmente no dia 20 de junho e com ele os cuidados gerais com a pele devem ser redobrados. Inevitavelmente começamos a tomar banhos mais quentes e demorados que tem como resultado a remoção da camada natural de gordura que envolve a pele deixando a mais seca, áspera e sem brilhos. Por outro lado que tem pele oleosa pode apresentar aumento da oleosidade e piora da dermatite seborreica ( aquela descamação e vermelhidão ao redor do nariz, couro cabeludo, atrás da orelha). Caso tenha dúvida se pode ou não ser uma dermatite seborreica procure seu dermatologista para orienta-lo.

    O sol do inverno é uma delícia, e parece mais ” fraco” e inofensivo mas não se deixe enganar  apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura  solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte. Portanto o uso do protetor solar continua indispensável. Uma dica é conversar com seu dermatologista para indicar o melhor produto a ser utilizado, existem alguns produtos com hidratante e protetor solar associados.

catarine padoveze

   Se você mora em cidades de clima frio e seco fique atento ao seus lábios e cuide deles antes que os mesmos fiquem rachados. Para isso use protetores labiais  e / ou batons hidratantes várias  vezes ao dia, não passe a língua sobre os lábios para molhá- los pois isso pode piorar o ressecamento.

catarine padoveze

    Para que sua pele não sofra tanto com frio segue algumas orientações: não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele, evite se ensaboar demais e não use bucha, prefira sabonetes suaves, neutros e “hidratantes”, se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles.  No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas) e logo após o banho use hidratantes.

   No inverno, é indicado hidratar o corpo com cremes compostos com ativos como a ureia, o ácido hialurônico, a glicerina, a alantoína, PCa-Na ,lactato de amônia,  óleos de semente de uva, óleo de macadamia dentre outros que podem ser veiculados em manteigas, cremes e loções. Para prolongar a umidade, aplique o hidratante na pele ligeiramente úmida.

    Além disso uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas  e a ingestão de liquido também é importante.Esta também é uma boa época para tratamentos como peelings , depilação a laser etc. Procure seu dermatologista para esclarecer suas dúvidas e iniciar os cuidados e tratamentos indicados para sua você neste inverno!

Até breve,

Dra. Catarine Padoveze

Mais posts sobre este assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *