Os 5 sentidos e o equilíbrio

por Professor Almir de Carvalho

Os 5 sentidos e o equilíbrio        

O equilíbrio depende diretamente dos 5 sentidos. A atenção plena, a observação no presente, as sensações do corpo e a calma mental são essenciais para se ter equilíbrio.

Diante da quantidade de tarefas e o excesso de cobranças, somadas à sensação de falta de tempo que a correria da vida moderna impõe, fica difícil prestar atenção às coisas essenciais da vida como o amor, o afeto, a compreensão, a colaboração e o altruísmo. O ser humano vive tenso, preocupado, armado contra coisas que ele entende como ameaçadoras. Desta forma ele somatiza os seus problemas endurecendo os 5 sentidos, que são essenciais para o equilíbrio.

Para se ter equilíbrio é preciso viver o presente, viver cada momento como se fosse o último, deixar as antenas ligadas, soltar o passado que deixou tantas marcas. Se prestarmos atenção em nossas atitudes veremos que elas são automáticas, mecânicas e repetitivas e a essência delas estão a nível subconsciente.

É comum haver conflito entre o querer e o fazer, entre o pensar e o sentir e este conflito pode perdurar por muito tempo trazendo sofrimento para a pessoa. O treinamento com os 5 sentidos estimula o cérebro, faz com que ele funcione melhor coordenando todas as funções do corpo, endócrinas, excretoras, nervosas e digestivas. Viver o presente estimula o aprendizado, abre a mente para novas experiências e rejuvenesce.

O treinamento para viver o presente é a prática de meditação, alimentação correta e atividade física com bastante alongamento. A flexibilidade do corpo e da coluna é importante para o equilíbrio físico e mental. O ser humano é indisciplinado com seu corpo e com sua mente porque os 5 sentidos não o estão orientando. Ele vive preocupado com as coisas materiais, com o sucesso, o poder, o dinheiro e não cuida de si mesmo com carinho e atenção. O mal estar, as doenças, as quedas, os machucados, as dores, o aumento de peso, são manifestações e sinais do corpo à falta de atenção e carinho consigo mesmo.

Pense nisto e preste mais atenção aos sinais do corpo para ter uma vida mais plena.

Conheça o projeto Yoga on line. Acesse o site www.reabilitaac.com.br e participe!

almir de carvalho

Namaste

Almir de Carvalho

Tel. (11) 4427-5759

Site: http://www.reabilitaac.com.br

Este texto já foi publicado no Jornal Folha do ABC no dia 14/07/2012

Mais posts sobre este assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *