Organização do Closet ou Guarda-Roupa entre as estações

Olá!

Hoje a dica do blog é sobre reorganização do closet ou guarda-roupa, entre as estações do ano.

Raramente escuta-se alguém dizendo que possui o tamanho de armário ideal, no qual as roupas ficam super organizadas (my best wish), por isso resolvi contar como eu faço para otimizar o meu espaço.

Eu estabeleci que todo início de estação eu tenho que fazer uma “faxina” no closet, doar o que eu não uso e trocar as roupas de lugar, facilitando a localização das peças. Vou explicar isso direito:

1. Primeiramente, eu gosto de deixar as roupas organizadas de uma maneira fácil de serem encontradas, por isso separo todas as peças que tenho certeza que não usarei na nova estação e guardo nos locais mais difíceis de acessar, com cuidado para não prejudicar ou estragar tais peças. Exemplo, não há porque deixar um casaco de inverno em evidência no armário durante toda a primavera e verão. Confira se há a possibilidade de colocá-lo numa parte do guarda-roupa mais difícil de acessar, que não atrapalhe! Já no inverno, pode-se guardar, por exemplo, blusinhas que somente são usadas no alto verão.

2. Eu optei por deixar minhas roupas sempre separadas por “gênero”, por exemplo: roupas para trabalhar numa parte, as de sair à noite em outra, e assim por diante. Ainda, prefiro separar as saias, das blusas, das calças, etc.  Destaco que deixo as roupas de trabalho no local de melhor acesso. Tudo isso pois, entendo ser essencial localizar as peças de forma fácil e rápida pela manhã, antes de trabalhar. Se eu tiver que ficar procurando uma peça por muito tempo, acabo desistindo e colocando a que está mais próxima.

3. Depois de separar os tipos de peças, organizo-as no closet de acordo com as cores. Sempre separo a partir das brancas até as pretas, passando pelas coloridas. Assim, se tenho vontade de usar uma camisetinha amarela (por exemplo), sei exatamente onde ela estará!

4. Aproveito o momento em que estou mexendo na disposição das roupas para experimentar aquelas pecinhas que não sei se vou usar. Dependendo da conclusão, já separo para doação ou desapego!

5. Também faço tudo isso com sapatos. Exemplo: guardo numa parte alta do armário as sandálias durante o outono e inverno (dentro dos saquinhos adequados).  Com ênfase que, depois que saí da casa da “mamãe”, passei a deixar, durante o verão, as botas (que ocupam mega espaço) na casa dela. Quando o outono/inverno começa, seleciono as que quero usar e as trago para casa de volta!

Importante: Depois que eu comecei a fazer tudo isso, tenho a impressão que a quantidade de roupas que tenho aumentou. Sei que o motivo é que agora consigo visualizar melhor tudo que tenho, e assim, montar o look de uma maneira mais fácil. Também passei a comprar menos, afinal, sei bem o que eu tenho e evito comprar peças parecidas, deixando espaço para o que realmente eu desejo!  

Lembram-se do primeiro closet da Carrie Bradshow? Eu não conseguiria conviver com a “baguncinha”!

bj bj e até!

Mais posts sobre este assunto:

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *