O que fazer em Viena? Conheça a arte de Friedensreich Hundertwasser

Viena é uma cidade extremamente sofisticada e impecável. A arquitetura austríaca é clássica e forma um conjunto harmônico com a elegância dos cidadãos vienenses.

Após alguns dias na cidade, consegui conhecer algumas pessoas que falavam inglês e espanhol e entre elas estava uma arquiteta catalã que me recomendou conhecer o trabalho de Friedensreich Hundertwasser,  explicando-me sobre a vida do artista.

Friedrich Stowasser, conhecido como Friedensreich Hundertwasser (nome que resolveu se intitular), foi um artista austríaco, nascido em 15 de dezembro de 1928 e falecido no ano de 2000, deixando sua marca em Viena e outras cidades austríacas.

Hundertwasser, pintor e arquiteto, usava materiais reciclados de maneira ímpar, criando uma arquitetura orgânica, sem regularidade e moderna, muito diferente do que imaginamos conferir na Áustria.

Vale a pena ressaltar que Friedensreich foi para Viena, quase que um Gaudí para Barcelona, entretanto, as obras de Gaudí misturaram-se à arquitetura de Barcelona, já a arte de Hundertwasser destaca-se por ser tão diferente do convencional, não conversando com o clássico estilo austríaco, criando belezas antagônicas num mesmo ambiente.

Para entender e visualizar a arte do controverso arquiteto Friedensreich Hundertwasser, confira um pouco de sua obra em Viena:

viena dicas

Este prédio faz parte da Hundertwasser Village, uma série de obras incríveis do arquiteto. 

friedensreich hundertwasser

Segundo o incrível artista: A arte pela arte é uma aberração, a arquitetura pela arquitetura é um crime. 

hundertwasser vienaO artista sempre rejeitou a linha reta e usou muito o espiral, as cores fortes e marcantes, formas orgânicas e materiais reciclados. Hundertwasser desprezava a arquitetura monótona e repetitiva, gerada pela produção mecanizada e padronizada. 

austria dicas de viagem

O artista e arquiteto Friedensreich se comprometeu com a natureza e firmou um forte compromisso ecológico, escrevendo diversos artigos a favor da natureza, abordando desde a energia nuclear, recuperação dos oceanos e muitos outros assuntos hiper atuais. 

o que fazer em vienaMinha mãe e eu na fonte instalada no páteo da Vila, a coisa mais linda… 
blog sobre austria

A vila completa é obra do artista. 

viagem viena austria dicasAs idéias de Hundertwasser ultrapassavam a revolução estética e ecológica. Com o formato espiral presente em suas obras, o artista queria demonstrar a maneira como os humanos relacionavam-se com a realidade exterior. Para o artista, no centro de cada pessoa está seu verdadeiro “ser”, que ao longo da vida vai se rodeando de camadas que começam a determinar sua relação com o universo. 

Viena dicas de viagemSeguindo este estilo, Hundertwasser construiu mais de 30 obras, entre elas casas, museus, igrejas, jardins de infância e restaurantes…!  o que fazer em viena dicas blogSegundo o arquiteto: Cada um de nós deve desenhar seu próprio ambiente. – Eu me identifiquei muito com estes pensamentos! Amo fugir do padrão e encontrar o que realmente retrata quem eu sou… Eu passei a vivenciar esta frase. 

tênis osklen preto e brancoUm Gênio que deixou detalhes encantadores por onde passou…

viena dicas blog

Imagine a surpresa, ao me deparar com esta construção no meio da cidade mais clássica que já estive?! Foi maravilhoso…

Hundertwasser villageEsta é a assinatura do artista. 

casa de hundertwasserCada porta com seus detalhes…

espelhos hundertwasserEm alguns lugares, espelhos parecem ter sido aplicados…

look viagem vienaTodas as colunas diferentes umas das outras, criam um ambiente ímpar. 

Look: Shorts e Camisa Zara, Tênis Osklen, Jaqueta Le Lis Blanc e Bolsa Chanel.

E então, gostaram de Friedensreich Hundertwasser? Já haviam ouvido falar sobre o artista?!

Para encontrar a arte de Hundertwasser em Viena procure a Hundertwasserhaus, prédio com caráter social. Bem em frente localiza-se a Hundertwasser Village, onde comentei que comprei o livro e souvenirs.

Sabe que por isso que amo tanto viajar, por ter a oportunidade de vivenciar momentos tão especiais, aprendendo com cada lugar do mundo…

Em breve mais posts sobre Viena!

bj bj bj

Rê Nunes

Mais posts sobre este assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *