O que fazer em Roma? Basílica São Pedro e Museu do Vaticano

topo dicas roma

Olá!

Nesta minha temporada na Itália iniciei a viagem por Roma e o terceiro dia deixamos reservado para o Vaticano: Basílica de São Pedro e Museu do Vaticano.

O Vaticano, como aprendemos na escola, é um país. O Estado da Cidade do Vaticano é sede a Igreja Católica, cujo território murado situa-se dentro da cidade de Roma. A população do país é demais ou menos 800 habitantes e é o menor país do mundo.

Para quem vai à Roma pela primeira vez, eu recomendo deixar um dia todo para este passeio, indiferente de ser católico ou não!

Nós optamos por visitar a Basílica de São Pedro primeiro e depois ir ao Museu do Vaticano, mas no final do post eu explicarei o motivo!

Quanto ao look, a dica é simples: pernas cobertas até os joelhos (evite mostra-los, podem implicar) e ombros também cobertos. Ah, quanto aos sapatos, os mais confortáveis e perfeitos para andar muito, mas muito mesmo!

Neste dia de Vaticano estava bastante calor e escolhi um vestido longo, entretanto sem mangas. A solução para os ombros de fora foi usar um carré (estes lenços quadrados), para cobri-los quando necessário. Nos pés acabei usando Havaianas mesmo, estava com os pés bem cansados da noite anterior! Amo Havaianas e uso em todos os lugares…:

look para usar no vaticanoLook: Vestido Osklen | Lenço Hermès | Bolsa Chanel | Havaianas | Óculos Urban Outffiters
o que vestir para ir ao vaticanoCobrir os ombros com o lenço assim é suficiente…

Quanto à Basílica de São Pedro, é a maior e a mais importante basílica do mundo católico, com cerca de 23.000 m2. A localização da Basílica é na Praça de São Pedro e é bem fácil de chegar.

Em 1506 o papa Júlio II determinou o início da construção da Basílica de São Pedro. A cúpula da Basílica, que pode ser avistada de todos os lugares de Roma, é constituída por 340 estátuas de santos, mártires e anjos. Cooperaram com a construção da Basílicas artistas como Michelangelo (o meu favorito), Rafael, Bernini e Bramante.

A fachada da Basílica:

1 blog com dica do vaticanoAntes da construção da Basílica de São Pedro, situava-se neste local uma pequena igreja construída pelo imperador Constantino, entre os anos de 324 e 349 para ser o túmulo de São Pedro. Antes disso, neste mesmo local, existiu o Circo de Nero.

2 foto reflexo no óculosRefletida nas lentes…

3 vaticano basília são pedro dicasA entrada na Basílica de São Pedro é gratuita e a fila é grande, entretanto, vale a pena! A fila anda bem, é só ter paciência…

4 vaticano dicas de viagemDetalhes do telhado…

5 basílica são pedro dicasDentro da Basílica é de tirar o fôlego…

DCIM100GOPROPessoas por todos os lados…

6 altar basílica de são pedroEste é o altar principal da Basílica e dizem que São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus, está enterrado sob este altar. São Pedro foi considerado o primeiro papa da história.

8 basílica de são pedro romaA beleza do altar é inexplicável.

7 basílica de são pedro dicasA Basílica é feita de ricos detalhes por todos os lados…

cúpula da basílicaQuanto à cúpula, trata-se de um marco no estudo da engenharia e dos cálculos. A altura é impressionante. Michelangelo num certo momento assumiu a obra e foi responsável pela grande maioria dos incríveis detalhes e esquemas estruturais existentes até hoje.

9 santo antonio vaticanoEsta é a famosa estátua de bronze de São Pedro, datada entre 1245 e 1302. Os visitantes fazem filas para tocar ou beijar seu pé, que já está até gasto!

A Pietá de Michelangelo que está na Basílica de São Pedro é uma das obras que mais admiro no mundo! Acho que eu poderia passar horas olhando para esta obra fantástica! A Pietá representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. A expressão de Maria, os detalhes, a “leveza dos tecidos”… a perfeição é impressionante!
Michelangelo iniciou esta obra durante o Quatrocentos em Florença, onde trabalhava para os Médicis, e a Pietá foi sua primeira grande obra escultórica, Michelangelo era bem jovem quando a fez, 23 anos. Nesta obra foi muito questionado o tamanho de Jesus em relação à Maria. Observe que Cristo é menor que a Virgem, que é para dar a impressão de não esmagar a Mãe, deixando clara a relação entre mãe e filho. Para quem ama arte, é fácil perceber que o recurso do esquema triangular foi mantido:

10 pieta de michelangelo
Grutas da Basílica: 
situa-se no subsolo e pode ser acessada no interior da Basílica, próximo à estátua de Santo André. Na gruta estão os túmulos de vários Papas, assim como o suposto túmulo de São Pedro. Não precisa pagar para entrar:

10a cripta vaticano

DCIM100GOPRO

Papa João Paulo Segundo: entrando na Basílica, ao lado direito, um pouco depois da Pietá, localiza-se a capela dedicada a João Paulo II. Vale a pena observar!

Saindo da Basílica de São Pedro, recomendo caminhar até o Museu do Vaticano, que fica bem próximo. Quanto aos ingressos, explicarei ao final do post!

Museu do Vaticano: 

Os Museus do Vaticano tratam-se de um conglomerado de instituições culturais da Santa Sé, que abrigam valiosíssimas coleções de artes e atinguidades.

Existem pessoas que criticam o fato da Igreja Católica manter todo este acervo, com tanta gente precisando de ajuda no mundo, e este assunto merece atenção especial, entretanto, concordando ou não, eu recomendo que a visita ao Museu do Vaticano seja encarada como uma visita a um Museu normal. As obras lá contidas merecem um olhar especial!

Um resumo histórico sobre o Museu do Vaticano: desde a Idade Média o papado acumulou um acervo importante de obras de arte. Em 1798, com a invasão de Roma por Napoleão Bonaparte, muitas obras foram recolhidas e levadas para Paris.

O espaço físico que localiza-se o Museu do Vaticano já foi a casa de muitos Papas.

Com o passar dos séculos a Igreja adquiriu muitas outras obras e começou a criar diversos museus distintos que localizam-se neste mesmo lugar.

11 vaticano museu dicas blogJardim da Pinha, lindo e perfeito para começar o passeio.

12 vatcano dicas de viagemIniciando pela parte Egipcia, adorei ver estas obras similares a outras que conferi no Metropolitan em Nova York. Estudamos a história destas peças no curso de História da Arte.

13 sarcofago vaticanoSarcófagos são sempre impressionantes! Egito é um local que pretendo conhecer em breve…

14 mumia no vaticanoEste foi o corpo mumificado mais conservado que já vi (não que eu tenha visto muitos…!).

Eu amo fotografar obras e tenho arquivos de todos os museus que visito, mas sei que nem todo mundo gosta de ver estas imagens, por isso separei apenas algumas que me encantaram na coleção de Arte Religiosa Moderna e Contemporânea. Esta coleção é impressionante e recheada de pinturas de Chagall, Kandinsky, Gauguin, Dalí, Matisse…

15 chagal vaticanoCristo e o Pintor, de Marc Chagall, 1951

16 matisse vaticanoMatisse…

17 salvador dali vaticanoO Anúncio (A Trindade), de Salvador Dali, 1960

DCIM100GOPROA sala de Mapas também é impressionante, assim como muitos outros lugares do Museu! As salas de Rafael são imperdíveis e assim por diante…

Salas de Rafael – outro lugar imperdível! O mestre renascentista Rafael Sanzio, mesmo muito jovem, foi designado pelo Papa Julio II na decoração de quatro cômodos que na época eram aposentos. O afresco mais incrível é a Escola de Atenas, de 1511.

Capela Sistina: não podemos fotografar, infelizmente! A Capela Sistina é um lugar que me encanta e merece um posto especial, farei em breve. Acabei de estudar sobre a Capela no curso de História da Arte e tem muita coisa para falar deste lugar!

18 museu do vaticano dicaEsta é a escada de saída, maravilhosa!

Para finalizar vou explicar o que houve com nossos tickets: Realmente eu super recomendo comprar antecipado o ticket para o Museu do Vaticano e como mencionei, tendo a oportunidade da visita guiada, melhor ainda! Nós compramos o ticket on line, entretanto atrasamos para chegar no local marcado, assim ao chegarmos já não havia mais ninguém e nosso ticket não valia mais. Me disseram que eu conseguirei reaver o valor, mas até agora nada. A única solução foi encarar a fila que estava grande e comprar novos tickets!

Site para comprar tickets para o Museu do Vaticano: aqui

Gostaram do post?

bj bj bj

Rê Nunes

Mais posts sobre este assunto:

5 comments

  1. Muito bom….Parabéns! Vou acessar sempre…adorei o seu estilo…seus textos. Serviu de referencial para um trabalho de História da Arte e de Arquitetura…Bjo…Denise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *