O que fazer em Bari na Itália!

topo bari

Olá!

Hoje quero postar sobre uma cidade sensacional chamada Bari na Itália!

No cruzeiro que fiz em outubro, o MSC Preziosa, a primeira parada foi a cidade de Bari, no sul da Itália. Bari está bem no calcanhar da bota, região de Puglia, local super preservado e de menor freqüência turística! Bari é considerada a cidade mais importante da região, cidade que muitos ficam hospedados para dar partida a outras cidadezinhas da região, que são maravilhosas, como Alberobello, Ostuni e Lecce.

Bari é uma cidade extremamente italiana, que mistura religiões de maneira interessante, com uma arquitetura específica da região, uma zona antiga incrível e como na Itália não poderia ser diferente: as comidas típicas e os vinhos são sensacionais!

Historicamente falando, por volta do século III a.C. os Romanos conquistaram a região e após a queda do Império Romano, em 476, a cidade foi invadida por Bárbaros e ocupada pelos Godos. No ano de 554 foi tomada pelos Bizantinos, que deixaram sua marca na cidade, principalmente artística (amo arte bizantina!) e ainda passou por muitas outras mudanças, como domínio dos Normandos e outros, até chegar aos dias atuais.

Em 1156 Bari foi destruída por Guilherme, conhecido como o Mau da Sicília. Mesmo com tudo isso, Bari, acabou tornando-se um centro marítimo de relevo, dividindo espaço em importância com Veneza. Bari ainda sofreu demais com as guerras.

Sobre o que visitar em Bari, mostrarei um pouco do passeio que fizemos nesta cidade linda, mas antes de tudo, o look escolhido:

1 look de viagem italiaLook: Vestido Le Lis Blanc | Havaianas | Bolsa Osklen | Óculos Urban Outftters | Brincos e Colar Chanel

Chegamos à Bari através do Porto e até o centro da cidade é super pertinho, dá para ir caminhando!

2 dica de viagem blog e look

Nossa ideia inicial seria ir até Alberobello para pegar praia, mas achamos o trajeto um pouco longo e resolvemos ficar em Bari mesmo:

DCIM102GOPRO

4 dica de viagem blog italiaO lado mais novo de Bari…

3 o que fazer em Bari

Para conhecer a cidade nos juntamos a um grupo de turistas de vários países diferentes e foi muito interessante!  Nossa guia, que falava inglês e espanhol, era super culta e contou sobre vários detalhes da cidade. Foi muito legal conhecer as igrejas, o museu e muito sobre a história de São Nicolau, o padroeiro da região.

A cidade antiga é uma graça e super diferente. Ruas estreitas, casinhas fofas e muitas sem janelas, por vários motivos como as guerras…!  O que surpreende e muito no centro histórico é o chão da cidade feito de mármore branco e preto, que indicam a entrada e a saída de um jeito bem legal.

6 bari dicas de viagemAmo estas ruas estreitas e cheias de lojas típicas!

6 viagem blog bari italia Várias vielas e ruas super charmosinhas… 

Um dos lugares mais importantes de Bari é a Basílica di San Nicola, uma das primeiras igrejas normandas de Puglia, que teve sua construção iniciada em 1087. Infelizmente, em razão dos ataques a igreja teve parte destruída, mas suas características foram mantidas.

A fundação da igreja e a escolha do padroeiro está relacionada  com o roubo de algumas das relíquias de São Nicolau do santuário original em Myra, atual Turquia. Segundo a lenda, a caminho de Roma, São Nicolau conheceu Bari e escolheu a cidade para seu sepultamento.

A igreja:

7 igreja em bari onde visitar

Dentro da igreja está situado um altar belíssimo, coberto e ladeado de um trono episcopal, datado do séc. XI. Na cripta, repousam as relíquias de São Nicolau, o santo patrono da Rússia, das crianças e dos marinheiros:

8 dicas de bari viagem

 9 o que fazer em bari blog Na catedral de Bari as diferentes religiões se comunicam muito bem! Os católicos e os ortodoxos compartilham do mesmo lugar para rezar/orar, cada um a sua maneira.

Bari atrai muitos turistas durante as festas católicas e ortodoxas, que são extremamente animadas! Fiéis acreditam no poder do Santo, que dizem já ter realizado muitos desejos em realidade!

A arte Bizantina que tanto adoro:

10 arte bizantina

A arte bizantina é muito rica e mesmo tratando-se de uma arte tão diferente do que eu mais aprecio, eu curto muito o douradão bizantino e as formas características.

O que visitar em Bari:

– Bari Vecchia: zona antiga da cidade, um bairro medieval lindíssimo onde existem inúmeras igrejas, rivalizando entre si na sua importância;
Basílica de San Nicola;
Basílica de San Gregorio;
– Palazzo del Catapano;
– Castelo Normanno-Suevo;
– Igreja de São Gregório;
– Corso Vittorio: para quem não resiste às comprinhas;
Grutas di Castellana.

Onde hospedar em Bari:
(Dica por indicação de amigos! Eu não me hospedei em Bari pois estava no navio, mas alguns amigos que estiveram recomendaram os abaixo)

Hotel Boston: Via Piccini, 155 – hotel moderno, perto do centro histórico;
Hotel Costa: Via Scipione Crisanzio, 12 – no coração do centro da cidade;
Mercure Villa Romanazzi Carducci;
Palace Hotel: Via Lombardi, 13 – localizado no centro de Bari, em frente ao mar. Quartos ótimos com mix de itens modernos e antigos. Acho que seria a minha escolha!

Onde comer em Bari:

– Kilimangiaro: Lungomare Starita, 64 – Trattoria e pizzaria bem bacana e de frente ao mar. Tem que experimentar a orecchiette, massa mais tradicional da região, que é em forma de orelha e recheada. Opte pela rúcula com carne!
– Murat: Via Lombardi, 13 – Restaurante localizado na cobertura do Hotel Palace. Sofisticado e com vista bacana, vale a pena experimentar as especialidades da região neste lugar diferente!

E então, gostaram das dicas e do post? Bari é bem bacana!

bj bj bj e até

Rê Nunes

Mais posts sobre este assunto:

23 comments

    1. Paula, esta cidade ainda não é muito visitada por brasileiros, pelo que me informaram! Eu amei a cidade, mas não vi praia praia! soube que por perto existem praias bacanas, mas não exatamente em Bari! bj bj

  1. Oi Rê!!! Estou adorando essa nova fase do blog! Vc tá linda!!! Parabéns!
    E sobre o post, ai…ai…eu morro pelo azul desse céu da Europa! Coisa mais lindaaaa!!!
    Bjão!

  2. Oiii, adorei as dicas. estou indo para Bari semana que vem. Você não falou sobre o clima, mais pelas fotos vi que dá pra aproveitar a praia neh?
    Beijos

    1. Clayane dá sim! É sul da Itália e o calor é delicioso! Vc vai amar! Em setembro estava ótimo, agora será ainda melhor! aproveite e obrigada pela visita!

  3. Olá adorei suas dicas, eu vou de navio em 28/05/16, as cidades são, Veneza, Bari, Katakolon, Mykonos, Piraeus, Dubrovnik. Tire uma duvida para mim por favor, Em Bari precisa pegar uma excursão ou dá pra conhecer por conta?

    1. Patricia até dá para conhecer por conta, mas se vc não quiser gastar e quiser conhecer a cultura, tem uns guias da cidade que fazem o passeio a pé. Nós amamos o passeio e conhecemos a parte histórica da cidade, com detalhes incríveis! No final demos o valor que entendemos justo! Eu amei.

      Tem outros passeios mais completos, mas eu gostei muito deste pelo centro da cidade a pé.

      bj bj Rê Nunes

    2. Oi Renata, estou planejando fazer esse cruzeiro, na verdade seria com os destinos que a Patrícia mencionou acima.Queria saber quanto tempo duram as paradas, quanto tempo temos pra ficar nas cidades?
      Obg pelas dicas.bjo

      1. Ananda, tudo bem?

        As paradas variam um pouco, mas é menos tempo do que gostaríamos de ficar… Bem, se você tiver disponibilidade de fazer os passeios guiados, eu recomendo! Nós amamos e foi bem legal para aproveitar a parada toda. E ainda, quem tem passeio com o grupo desce antes do navio, o que faz diferença num dia relativamente curto. Que eu me lembre retornamos sempre ao navio em torno das 17:00.

        bj bj

  4. Boa noite…

    Me diga uma coisa: de onde o navio atraca, posso fazer este passeio andando ou preciso pegar um táxi? É tudo pertinho?

    1. Susana nós pegamos um trenzinho que já fazia parte do passeio, não me recordo o valor agora, mas estava embutido e era bem mais barato que o passeio do navio. Na volta, resolvemos retornar andando que é super pertinho. Não precisa de taxi não! bj bj

  5. oi Re
    Estou pensando em fazer um cruzeiro agora em outubro de 2016
    e estou pesquisando sobre o roteiro.
    creio que vou adorar conhecer Bari, adoro a parte historica, as ruelas , as loginhas .
    Adorei seu blog suas fotos maravilhosas bjs sonia

    1. Sonia que delicia de mensagem, muito obrigada! Você vai adorar realmente Bari é linda e super diferente! Eu recomendo contratar um guia local para você conhecer a história deste lugar cheio de coisas para contar! bj bj bj

  6. Olá, boa tarde! Muito bom seu blog, estou pegando um cruzeiro parecido com o que você fez! Minha única dúvida é a seguinte, você fechou esse passeio lá na hora? quando desceu do navio? Tem alguma informação para eu procurar isso na hora?

    1. Bruno tudo bem?

      Bruno este passeio em especial eu fechei na hora e foi super tranquilo! Descendo do navio já lhe oferecerão! Em outras cidades fechamos dentro do navio, pois eram passeios mais complexos! Vc vai para Izmir? Este é um exemplo de lugar que recomendo fechar o pacote no navio, pois leva o dia todo!

      Qualquer info que precisar, adorarei ajudar!

      bj bj e ótima viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *