Manifesto: O valor do elogio sincero!

elogiar com honestidade

 

Em tempos em que os valores estão invertidos, em que a beleza das coisas passou a ser duvidosa, em que o face a face foi trocado pelo whatsapp…, eu resolvi usar este meu espaço para fazer um manifesto ao elogio com sinceridade!

Apreciar, admirar, elogiar, gostar sem sentir inveja… você costuma fazer este tipo de coisa?!

Você já reparou que as qualidades e beleza do ser humano podem ir muito além do look que usam, do corpo que veneram ou ainda, do perfil que criam?!

Eu tenho percebido que muitos valores simples das pessoas estão se perdendo e que a triste inversão do “ter é mais importante que o ser”, infelizmente, está criando mais força a cada dia e meio que virando uma regra.

Há quanto tempo você não olha nos olhos de alguém e o elogia com muita sinceridade?! Em compensação, com que facilidade você pensa mal de uma pessoa ou a critica, sem sequer entender o contexto da vítima…?!

Sabe, eu tenho amigas que entraram numa fase da vida que parecem não valorizar mais as pessoas que as cercam! Que os “entes da internet” tornaram-se mais importantes do que aquele ou aquela que acorda todos os dias ao seu lado. Isso é bem grave!

E olha, vou dizer uma coisa, a fulaninha ou o fulaninho da internet ou da tv tem os mesmos ou piores defeitos do que as pessoas que estão à sua volta, sabia? Parece óbvio mas as pessoas parecem que se esqueceram disso.

Tem gente que deixou de viver a vida real, de curtir as pessoas que estão ao entorno, para viver a vida de “perfis” virtuais acho isso tão triste. Será que a vida é tão chata que está mais legal ficar com o nariz grudado na tela do celular? Ah, eu duvido!

De um tempo para cá, todos os dias eu exercito algum item que acredito que irá melhorar a minha vida! E esta semana estou na pegada do elogio com honestidade. Eu resolvi parar de olhar para os seres virtuais e olhar muito bem para quem é de carne e osso e está ao meu lado! Isso inclui do meu namorado até uma pessoa x que me atendeu bem num balcão! Eu quero olhar para todo mundo e ver o melhor desta pessoa.

Depois que eu li um dos livros que mais mudou a minha vida, How to be an explorer of the world (um livro super simples, mas que mexeu real comigo!), eu pude perceber que eu fazia parte de um imenso grupo de pessoas que passam a maior parte da vida criticando, praguejando e que preferem reclamar, a elogiar! Pessoas que só conseguem ver o lado do copo meio vazio.

Depois da leitura, tenho tentado praticar tudo que aprendi e realmente um mundo novo surgiu à minha frente e resolvi propor o mesmo desafio aqui para vocês, é só responder com sinceridade para sí mesma (o) e depois analisar o seguinte:

* Há quanto tempo você não elogia um ente da sua família por algo que realmente lhe agrada? Isso pode ser o perfume da sua mãe, a comida da sua avó, o costume do seu pai cuidar da família…

* Há quanto tempo você não chega em casa, olha para quem mora com você e elogia por ser uma ótima companhia e por lhe fazer feliz?!

* Há quanto tempo você não elogia alguém no seu ambiente de trabalho, com sinceridade, pois tal pessoa realmente realizou um excelente trabalho?!

* E no restaurante, quando a comida é bem servida, você elogia o garçom? Por que não?

* Há quanto você não olha para a sua amiga e nota que está mais bonita e a elogia? 

Em tempos de correria maluca, em que só se preocupam em olhar vitrines, espelho ou a tela do celular, um mundo recheado de coisas interessantes está acontecendo e nem nota-se!

Por isso venho aqui propor que por 3 dias, você proíba-se de criticar! Qual o problema se a pessoa y está acima do peso? Qual o problema se o look da z não está de acordo com o que você considera fashion? Por que focar neste tipo de coisa, criticando ou gongando, quando você pode procurar uma pessoa de verdade dentro da embalagem e encontrar qualidades que merecem elogios sinceros e apreço.

O nosso instinto está tão treinado para ver o lado ruim das coisas que muitas vezes o que é bacana passa batido, e nós fixamos o olhar no que é feio, ou no que é passível de crítica. Mas será que não é muito mais gostoso ver o lado bonito da coisa?!

Uma das virtudes que menos utilizamos em nosso dia-a-dia é a valorização! Por que é tão fácil criticar e tão difícil olhar o lado bom!?

Depois que você treinar seus olhos para ver o bonito das pessoas e das coisas, o seu mundo ficará muito mais interessante e feliz! Elogiar é como presentear alguém e este alguém pode ser alguém que você nunca mais verá na sua vida – você já pensou que legal fazer alguém que você nunca viu na vida, sem interesse algum, feliz?

Apreciação sincera é uma grande qualidade, mas que precisa ser exercitada com atenção!

Sobre o elogio com honestidade, não se trata de lisonjeio. Lisonjeio é falso, não há sinceridade nem sentimento! Aqui falamos de um sentimento do bem, para criar um energia melhor ao seu redor. Elogio é poderoso quando é verdadeiro, tem que vir do coração.

O elogio sincero é a melhor maneira de incentivar e estimular. A crítica é a melhor maneira de destruir sonhos…

* Dica para o ambiente de trabalho: Eu garanto que, quando você não estiver conseguindo lidar com alguém, ou tiver alguém em seu ambiente de trabalho que não consiga estabelecer bom relacionamento, passe a elogiar a pessoa ao invés de criticá-la! Claro, não haja com falsidade. Passe a observar a pessoa e encontre algo que mereça um elogio! A partir daí tente a aproximação. Você verá como aos poucos o ambiente melhorará e a pessoa mudará com você! Eu garanto que um elogio honesto muda tudo!!

Para ilustrar meu manifesto, segue texto extraído do livro de Dale Conergie:

“Passarei por este caminho uma só vez; por isso, se existe qualquer bem ou gesto de bondade que eu possa fazer em benefício do ser humano, que eu faça já. Que eu não adie ou negligencie, pois por aqui jamais passarei”.

Vamos deixar de prestar atenção apenas na tela e em nossas qualidades ou em quanto estamos parecendo perfeitos nas redes sociais! Vamos experimentar descobrir as qualidades boas de um outro alguém de verdade. Vamos fazer um sincero e honesto elogio?

Elogiar sinceramente, é uma linda maneira de se fazer o bem e quando espalhamos o bem ao nosso redor, a vida é muito mais feliz!

Bj bj bj, tenha um dia maravilhoso e lembre-se se você pratica o bem, você recebe o bem.

Rê Nunes

Mais posts sobre este assunto:

9 comments

  1. Amei Amei Amei!!!
    Super concordo. Acho que tudo é energia. Vamos mandar coisas boas que coisas boas virão para nós. É uma roda. Se todos fizerem essa roda gorar na mesma sintonia…. ahhhhhhh. Vai ser demais! Lindo texto Re.Parabéns. Como sempre, amo ler o que vc és revê. Sempre me inspira a me tornar uma pessoa ainda melhor. Bjs e Sweet Dreams.

    1. Dri esta é a pegada! Quero compartilhar os bons sentimentos para entrar nesta roda incrível! Vamos trocar muitas ideias, energia e assim nos tornarmos pessoas mais felizes, fazendo o bem! É um “ciclo virtuoso”! bj bj bj

  2. Re amei o texto, super interessante e válido para o dia a dia!
    Por favor, você pode me informar como faz para escrever ‘a mão’ em cima das fotos e em páginas em branco? É um app?! Acho tão lindo, quero fazer nas minhas fotos também!
    Bjs bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *