Halloween! Curiosidades, fantasias, mesas e cupcakes…

Olá Pessoas!

Hoje é Halloween!

gatinho halloween

Vocês sabem o significado da palavra Halloween e qual a origem da comemoração?

Bem, eu não sei exatamente o que signfica, mas elaborei um resumo de tudo que já ouvi e li por aí, visto que é legal entendermos um pouco sobre esta comemoração tão especial em alguns países!
O Dia das Bruxas é uma tradição cultural nos países de língua inglesa, principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.
Não se sabe exatamente qual o termo que originou a palavra Halloween, entretanto alguns acreditam que seja do termo “Allhallow-even” e, outros, do termo Hallowinas (nome das guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte – Escandinávea).
Segundo alguns estudiosos, o Halloween originalmente não tinha relação com o dia das bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão. A palavra SAMHAIN significa “fim do verão”. Seria uma espécie de Ano Novo Céltico.
Outros, afirmam que o Halloween derivou de uma tradição celta, visto que os celtas acreditavam que os espíritos dos que morreram naquele ano voltariam para procurar corpos vivos para possuir e usar no próximo ano! Seria uma forma de vida após a morte! Assim, para evitar ter seu corpo possuído por tal espíritos, as pessoas passavam a noite do dia 31 de outubro vestidas de fantasias e desfilavam em torno do bairro, a fim de assustar as almas que procuravam corpos para dominar!

A comemoração do Halloween foi levada aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses, no século XIX, e virou uma tradição.

Algumas maquiagens e fantasias bacanas para as festas de Halloween:

makeup halloween

Adoro estas maquiagens de caveiras, vontade de ir numa festa de Halloween!!!

Ok, mas e as bruxas? O Halloween também é conhecido como Dia das Bruxas. Segundo alguns entendidos, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Dizem que as bruxas jogavam maldições e feitiços em quem quisessem, transformavam-se em várias coisas diferentes, causando muitos transtornos! Bem, poderosas!

Algumas mesas decoradas para celebrar o Halloween:

Amo mesas decoradas! Por que não celebrar por aqui…!?

E os doces e travessuras? Trick or Treat!: a brincadeira de pedir doces ou travessuras é um costume europeu do século IX. No dia de Todas as Almas, 2 de novembro, os cristãos caminhavam pedindo “soul cakes” ou bolos de alma, que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada bolo que ganhasse, o presenteado deveria fazer uma oração por um parente morto de quem estava presenteando. Acreditavam que as almas permaneciam por um período esperando para ir ao céu, e assim, as tais orações ajudariam as almas irem para o céu mais rápido!

Detalhes:

Eu e a Aline, amiga querida, passamos o Halloween em Nova Iorque há alguns anos, foi muito divertido! A cidade toda decorada e pela noite as pessoas circulavam pelas ruas fantasiadas, foi bem legal!

Para finalizar, alguns significados fofos que encontrei no ilove.terra.com.br (não garanto que estão certos):

ABÓBORA: simboliza a fertilidade e sabedoria

VELA: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral

CALDEIRÃO: fazia parte da cultura, dentro deles os convidados deviam atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos

VASSOURA: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. No site afirmam que é errado pensar que a vassoura servia de transporte para as bruxas!

ARANHA: simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, ou seja, o suporte para seguir em frente

MORCEGO: significa a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidade da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade

GATO PRETO: símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade

COR LARANJA: cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, que seria a passagem para o Ano Novo, espíritos de outro planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja

COR PRETA: cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral, cor do mestre

COR ROXA: cor da magia ritualística

 E vocês curtem a data? Eu adoro tudo isso! Quem quiser acrescentar algo ou corrigir, fique à vontade!

bj bj bj

Rê Nunes

Mais posts sobre este assunto:

10 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *