Empatia: palavra da semana!

Você já reparou que atualmente até as palavras entram e saem de moda?

Teve a fase da gratidão, depois veio a resiliência e, agora, a palavra da vez é a EMPATIA!

Eu sou a favor da “moda das palavras” e acredito na força da palavra do bem, que pode mudar as pessoas, ao disceminar coisas boas.

O que significa EMPATIA?

Você já parou para pensar qual o significado de EMPATIA?

Para mim, empatia é: o ato de se colocar no lugar do outro, objetivando entender seus sentimentos. É livrar-se das opiniões e conceitos pré-estabelecidos para enxergar as coisas através da perspectiva do outro. 

Quando a palavra EMPATIA despertou interesse? 

No meu caso, a palavra EMPATIA despertou tanto interesse, pois realizei um teste com meu Coach e neste importante teste a empatia estava presente entre as principais características do líder de sucesso e, para a minha surpresa, de todas as características listadas, empatia é a que eu estava menos acostumada a me dedicar.

Sabe, eu fiquei surpresa ao encontrar a empatia como um dos mais importantes requisitos e obviamente passei a estudar e me dedicar ao tema!

Pois bem, poucos meses após eu adicionar a empatia a minha rotina, ja comecei a colher os frutos e sinto que minhas relações em geral melhoraram expressivamente! Sem contar que eu estou mais satisfeita com minhas tomadas de decisões na empresa.

Como ser empática (o)?

Se você (assim como eu!) não nasceu com esta característica presente, vamos desenvolvê-la, o que não será simples e requer concentração.

Antes de qualquer coisa: deixe o “seu eu” de lado. Por mais que a primeira impressão é que você seja o dono da verdade e que tem certeza absoluta do que que stá dizendo, deixe o ego de lado e priorize o outro! Esqueça as suas opiniões e coloque-se no lugar do outro, tentando enxergar com o olhar desta pessoa. Neste momento, a sua opinião pouco importa.

Agora sim, vamos lá:

Primeiro: pratique a empatia no dia-a-dia, nos momentos mais simples do cotidiano e com quem você mais convive. Lembre-se, você vai escutar, colocar-se no lugar do outro imparcialmente e, à partir daí, chegar na melhor decisão ou solução. Afaste totalmente os julgamentos preciptados (mais um momento tenso!).

Segundo: coloque-se no lugar do outro no trabalho! Escute, escute e escute, antes de qualquer coisa! Engula a vontade de decidir de pronto, a vontade de interromper a fala do outro e observe. Será neste momento que conseguirá ver a situação agravés dos olhos e do interesse do outro.

Terceiro: seja empática (o) em qualquer tipo de relação, com todas as pessoas que você encontra durante seu dia, até mesmo com quem mais lhe irrita!! (…e dá-lhe exercício!).

Quarto: seja empático com seus ou suas amigas. Sabe aquele amigo que faz certas coisas que não dá para entender? Pratique empatia com ele! Coloque-se no lugar da pessoa, faça perguntas e escute, não julgue e entregue-se ao ser empático!

Repito: ninguém disse que seria fácil!

Benefícios de ser Empático: 

Agora sim! Depois de perceber que ser empático não é tão simples e que a banalização do termo está longe de ser correta, vamos entender os benefícios da empatia.

A empatia vai melhorar suas relações, tornar-lhe mais amigável, lhe dará segurança e lhe transfomará num líder com melhor poder de decisão. 

Hoje, sou capaz de garantir que toda a decisão tomada aplicando-se a empatia será uma decisão melhor e mais inteligente.

Ao envolver-se com o tema, ao colocar-se no lugar do outro, ao estar imerso no tema, de ambos os pontos de vista, você estará dominando o assunto em questão e com certeza encontrará a melhor solução.

Ao agir com empatia, você terá argumentos concretos para defender o seu ponto de vista e com certeza conseguirá o que quer!

A EMPATIA melhora todas as relações

Praticar a empatia é um hábito que irá melhorar a sua vida e a vida de quem você convive!

A EMPATIA é uma palavra tão simples, mas pode mudar o mundo.

Seja empática e seja mais feliz!

bj bj e vamos evoluir!

Rê Nunes

Mais posts sobre este assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *