Dica em São Paulo: MASP

Olá!

Hoje quero dar uma dica de São Paulo bem legal e que pode parecer até obvia, mas acredito que não seja…! Todo mundo está cansado de ouvir sobre o MASP, certo? Mas e aí, quem já foi até o Masp recentemente, bem após aquelas idas na infância com o colégio?

Eu sou apaixonada por arte, mas assumo que não visitava o Masp há muitos anos.

Bem, esta semana comecei um curso de História da Arte e quando me dei conta que conheço tantos museus no mundo todo, mas mal me recordo de um museu tão importante e tão próximo, resolvi visitar o Masp no domingo, muito bem acompanhada e foi incrível!

A visita foi ótima e super recomendo!

Primeiramente, mostrarei o look basiquinho do domingo. A combinação calça jeans rasgada e camiseta podrinha sempre me agrada:

masp dicasCamiseta Marc Jacobs, cinto Hermés, Calça Le Lis Blanc e sapatilha Tory Burch

Quanto ao acervo fixo do Masp, é incrível e podemos conferir um pouquinho de artistas apaixonantes como Portinari, Picasso, Van Gogh, Gauguin, Renoir, Monet, Manet, Rembrandt, Goya, Velázquez… sem contar os super italianos Rafael, Ticiano, entre outros.

Infelizmente chegamos as 16:00 e não tive tempo de visitar ao museu todo, por isso voltarei em breve. Mas a visita com calma ao segundo andar já valeu bem a pena!

Ao entrar no museu ficamos encantados com esta obra do holandês Hieronymus Bosch, chamada as Tentações de Santo Antão, datada de 1495-1500 e objeto de discussão sobre autenticidade em razão de outras versões espalhadas pelo mundo:

masp dica de são pauloEsta obra é simplesmente incrível! Sabe aquela tela que prende a atenção de tal forma que nos faz viajar?! É exatamente o que esta mistura de elementos nos faz sentir…!

Outra obra que me encantou e estava ansiosa para conferir é o Busto de Homem, de 1909, de Picasso. Eu amo de paixão ver a arte de Picasso e o Busto de Homem é genial:picasso busto maspDizem que as tonalidades de cinza e os tons de terra e bege mostram a influência de Cézanne. As formas geométricas que constituem a pintura merecem destaque. Os olhos profundos são marcantes nesta obra.  Adoro demais observar Picasso.

Por ultimo quero mostrar uma obra de um dos que mais amo, Van Gogh! Sou enlouquecida por sua arte e história maluca de vida. Este abaixo é O Escolar, de 1888:

van gogh masp são pauloO Escolar é o filho de um carteiro que foi retratado por Van Gogh por 6 vezes. Esta obra “é muito Van Gogh”! Os tons vivos e as cores expressionistas são apaixonantes. Van Gogh que, quase sempre, usou o jogo cromático em suas obras, aqui elegeu o vermelho, laranja e amarelo com cores quentes, e azul como uma cor mais fria, de maneira a encantar. Em contrapartida aos tons escolhidos, é bacana observar a postura do menino, que se contrapõe à idéia de alegria e felicidade presentes nas cores. Sua postura curvada, olhar triste e vago demonstram a não felicidade e talvez introspecção. Segundo os entendidos, estes contrapontos definem Van Gogh.

Sabiam que o Masp, a convite do museu d’Orsay, integra o Clube dos 19”, ou seja, o Masp é um dos 19 museus cujo acervo é considerado o mais representativo da arte europeia do século XIX, ao lado de próprio Musèe d’Orsay, Metropolitan de Nova York, entre outros.

Além de tudo, o prédio do Masp é demais e atemporal! Arquitetado pela incrível Lina Bo Bardi, em 1968.

Para finalizar, outra dica imperdível é a feirinha que acontece no vão do Masp. Infelizmente no domingo não conseguimos visita-la, pois saímos do museu as 18:00 e já estava encerrada:feirinha do masp dicas de são paulo

O valor da entrada do Masp é R$ 15,00 e a meia entrada para estudantes é R$ 7,00.

Horário: terça a domingo das 10h às 18h e quintas das 10h às 20h.

Gostaram da dica?

Bj bj bj

Mais posts sobre este assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *