Dica de Viagem: Pompéia ou Pompei

dica de viagem pompeia

Olá Gente!

O post de hoje é, sem a menor dúvida, um dos mais especiais sobre viagem que já fiz!

Hoje é dia de mostrar um pouco da minha visita a um lugar mágico e louco, que chama-se Pompéia! Vocês já ouviram falar sobre esta cidade que foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio, mais ou menos em 79 d.C.?

Pompéia foi soterrada com tal erupção e manteve-se oculta por 1.600 anos. O mais incrível desta história é que uma boa parte da cidade foi protegida pelas cinzas e lama, mantendo-se construções, objetos e até corpos de vítimas no modo exato que estavam quando foram atingidos, é de arrepiar!

Na época em que Pompéia foi coberta por lava e cinza, haviam cerca de 20.000 habitantes na cidade, que era produtora de vinho e azeite. Pompéia também era uma espécie de cidade de veraneio para os romanos.

A erupção do Vesúvio iniciou-se por volta das 10 horas da manhã do dia 24 de agosto e durou o suficiente para cobrir a cidade por cerca de 6 metros.

E sabe como Pompéia foi redescoberta? Um agricultor realizando suas atividades localizou um muro da cidade, isso no século XVIII. A partir de então a cidade foi escava por arqueólogos que foram encontrando casas, prédios, aquedutos, teatros e assim por diante…

Desde que as escavações em Pompéia foram iniciadas, a cidade soterrada tornou-se um sítio arqueológico sensacional, aberto à visitação. É o máximo andar pela cidade e conferir uma visão detalhada de como era aquele local nos tempos da Roma Antiga.

Agora um pouco de tudo isso:

1 dica de pompeiaA entrada de Pompéia.

DCIM101GOPROÉ bem interessante seguir a ordem do mapa para conhecer o máximo possível da cidade.

DCIM101GOPROLogo no início já nos deparamos com este espaço com colunas reconstruídas, que seria o Foro de Pompéia, uma espécie de centro comercial, o coração da cidade. Próximo a este espaço estão as Termas do Foro e alguns Templos que eram bem importantes.

4 dicas de vaigem pompeiaAo fundo, recoberto pelas nuvens está o Vesúvio. É difícil de explicar o quanto esta paisagem é incrível!

18 pompeia imagensAs ruas de Pompeia eram feitas de pedras e as calçadas mais altas.DCIM101GOPROAs casas eram construídas de maneira muito organizada.

Além das edificações, muitos corpos petrificados foram encontrados em Pompéia e a sensação ao vê-los é muito estranha, parece que estamos diante da agonia das pessoas. Alguns estão em posição de proteção, outros parecem rezar, tem cachorro retorcido e até casais unidos. Os indivíduos mantiveram-se desta maneira pois a chuva de cinza que cobriu o local aderiu às formas dos corpos e roupas das vítimas, preservando o momento em que morreram. Para preservar os corpos nas condições que foram encontrados, foi aplicado uma espécie de gesso, olha só:

7 pompéia dica de viagemPassamos vários minutos observando estes corpos, é muito louco…5 corpos encontrados em pompeiaÉ possível ver os traços das pessoas…6 corpo encontrado em pompeiImpressionante demais. DCIM101GOPRONo mesmo local podemos observar uma série de objetos encontrados.

Tanto o audioguia quanto o mapa nos levaram às casas de alguns moradores de Pompéia! Merecem destaque a casa do Fauno, casa do Poeta Trágico e a Casa dos Vettii:

16 dicas pompeiaA casa do Fauno é uma das casas mais luxuosas de Pompéia, com cerca de 3.000 m2. Esta mosaico reconstruído é sensacional! Denominado Mosaico de Alexandre, retrata uma batalha.

17 dicas pompeiaDentro das casas podemos observar grande quantidade de arte feita nas paredes. Parecem afrescos.11 dicas de viagem pompeia napoles italiaEste mosaico encontra-se na frente da Casa do Poeta Trágico! É lindo demais… Abaixo do cachorro tem algo escrito que parece ser: cuidado com o cão bravo.

10 pompeia dicasAs pinturas nas paredes.9 casa do fauno pompeiaEm quase todas as casas que entrei havia um jardim interno com colunas. 8 dica de viagem pompeia blogAs fachadas das casas seriam no estilo acima.

9 pompeia filme dicasAqui algum tipo de comércio.

DCIM101GOPRONo final da cidade localiza-se Anfiteatro, uma espécie de Coliseu de Pompéia. Está num estado super conservado. O edifício foi construído para a realização dos combates de gladiadores e tinha capacidade para 20.000 espectadores, praticamente a cidade toda.

21 pompeia dicas viagemAcima está o Teatro Grande, local que também merece ser visitado! Datado de 2 a.C., foi construído no formato de ferradura para que o som se propagasse e fizesse com que todos pudessem ouvir o que era dito no palco.

20 dica de viagem pompeiaDetalhe na construção do Teatro Grande.

3 pompeia dicas blogEste local é realmente incrível!

2 como chegar em pompeia italiaLook: Camiseta Osklen | Camisa Xadrez Star Assim | Shorts 7 for all mankind | bolsa Chanel | Óculos Ray Ban | Tênis Adidas.

Como chegar em Pompéia:

Estávamos em Nápoles quando fomos à Pompéia, então vou indicar como chegar à cidade partindo da estação Central de Nápoles, ok? (Ah, destaco que quem estiver vindo de Roma de trem descerá exatamente nesta estação!):

  • Na Estação Central de Nápoles siga as indicações para ferrovia Cincumvesuviana, não tem erro! (Para ter um norte, ela fica no subsolo).
  • No guichê compre o bilhete para Pompéia. O trem para Pompéia é sentido Sorrento. Provavelmente a pessoa lhe oferecerá o bilhete de ida e volta por E$ 4,60 (euros), só confira se não tem horas limites de uso, acredito que este bilhete seja para uso durante o dia todo, o que é perfeito. Obs. Os trens desta linha são estilo trem velho de São Paulo! Trens bem acabados, sem ar condicionado e em alguns horários bem lotados!
  • A viagem durará cerca de 30 minutos. Quanto à estação para descer, chama-se POMPEI SCAVI (destaco este nome pois existem várias estações com o nome Pompei e a Scavi refere-se à escavação, desça nesta).
  • Para consultar o horários dos trens e se organizar, clique aqui! http://www.eavcampania.it/web.
  • O bilhete de trem não tem horário programado, então pode ficar em Pompéia o quanto quiser, observando os últimos horários do trem, claro!

Como comprar ingressos para visitar Pompéia:

  • O ingresso custa E$ 11,00 (euros). Na entrada havia uma fila considerável, mas que andou super rápido! Não ficamos nem 10 minutos esperando.
  • O Audioguia é extremamente importante! Para localizar-se dentro da cidade é fundamental ter um Audioguia. Infelizmente não existe a opção em português. Eu aluguei em inglês e foi bem tranquilo para entender. Se você não falar inglês, pegue em espanhol, acho que dá para compreender legal. Valor audioguia: E$ 6,50 (euros).

Pontos principais e imperdíveis:

A cidade é grande e espalhada. Por isso, destine em média 3 horas para passear e conferir quase tudo. Alguns locais imperdíveis:

  • Fórum;
  • Casa do Fauno, Poeta Trágico e Vettii;
  • Vila dei Misteri;
  • Teatro Grande;
  • Anfiteatro;
  • Templo de Apolo;
  • Termas;
  • Lupanário (era a casa de prostituição da época!);
  • Jardim dos Mortos.

Para finalizar, algumas dicas fundamentais:

  • Tênis muito confortável! Nem cogite outro pisante! Anda-se muito em Pompéia e o chão é quase todo feito de pedras.
  • Roupa muito confortável e preparada para mudanças climáticas.
  • Leve água. Era outono e o sol estava escaldante! Dependendo da época prepare-se para a chuva, pois não há muitos lugares cobertos.
  • Leve barrinha, fruta, ou qualquer coisa para comer. Nós evitamos perder tempo almoçando por lá.

Filme sobre Pompéia, assista! Uma coisa bem legal que fizemos ao retornar de viagem foi assistir ao filme Pompéia. Ele retrata a cidade exatamente como conferimos por lá! É demais ver materializado tudo o que ficamos imaginando ao visitar as escavações! Imperdível.

E então, curtiram Pompéia? Demais né?

bj bj bj

Rê Nunes

Mais posts sobre este assunto:

13 comments

  1. Nossa Rê, achei fantástico o post, imagino que deva ser um passeio incrível, gostaria demais de visitar Pompéia, acho uma estória incrível, e esses corpos recobertos e petrificados, deve ser emocionante de se ver!
    bjao

  2. Fui a Pompeia em 2010 e não esperava muito da cidade, pois me falavam que eram apenas ruínas.
    Cheguei lá e vi um senhor sentado na sombra num banco com uma bengala, perguntei como funcionava para acessar a “cidade” e ele muito gentil me explicou tudo.
    Perguntou de onde eu era e quando falei que era do Brasil, prontamente ele se levantou do banco e foi me acompanhando no passeio.
    Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que ele era o curador da cidade de Pompéia?!?!?!
    Ele me levou em cada buraco da cidade, explicou o que cada casa significava, do prostíbulo até os “rodízios de pizza”, me deu acessos que nenhum outro guia tinha.
    Todos os guias demonstravam muito respeito a ele.
    Pompeia que pra mim era só ruínas, virou um dos meus lugares preferidos no mundo! Quanta historia, quanta evolução para aquela época…
    Tive muita sorte de ter encontrado este senhor, não peguei nenhum contato dele e nem o nome eu me lembro… rezo para que quando eu voltar, possa cruzar com esse ser tão bacana! 🙂

    PS: Primeira vez que venho no seu blog e ADOREI!!! Parece um bate papo com uma amiga.

    1. Tassiana que delícia de comentário! Muito obrigada por participar do blog! Que sensacional o que aconteceu com vc! Visita guiada já é sensacional, imagino com um curador de uma cidade como Pompéia! Olha, você é abençoada, emocionante!

      Super obrigada pelo comentário e volte sempre! Amo este espaço e realmente a ideia é essa, bate papo informal, com amiga! bj bj bj e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *