Dica de viagem em Nova York: MoMA!

topo dica de nova york blog

Olá gente, tudo bem?

Após 3 dias intensos de IHRSA (maior feira de fitness do mundo, que aconteceu no Brasil de quinta à sábado), eu estava morrendo de saudades de escrever aqui no blog e claro que escolhi os dois assuntos que mais amo para tratar: Viagem e Arte!

Quando estive em Nova York em junho, o primeiro lugar que fui visitar foi o MoMA, Museu de Arte Moderna. Eu já havia estado uma outra vez no museu, mas já fazia algum tempo.

Bem, eu tive a oportunidade de fazer uma visita guiada ao MoMA e aproveitei para registrar minhas obras favoritas. Eu tenho um álbum impresso com todas as artes que amo e tenho a oportunidade de ver ao vivo e estas que apresentarei fazem parte da coleção!

Um breve resumo sobre o MoMA: em 1929 o MoMA foi fundado, e seus idealizadores objetivavam que o MoMA se tornasse uma instituição que mostrasse e apresentasse a arte moderna aos nova-iorquinos, trazendo sempre novidades.

Em 1984 o MoMA passou por uma expansão e até hoje é um dos museus mais em voga de todos os tempos.

1 moma ny tipsDiferentemente de outros museus importantes, a fachada do MoMA é mais simples, mas dentro é simplesmente incrível.

2 moma dica de nova yorkO térreo do Museu já é sensacional.

3 dica de viagem Museu de arte moderna Nova yorkAdoro os recortes arquitetônicos e a disposição do MoMA.

Quanto ao acervo do MoMA, a riquíssima coleção do Museu de Arte Moderna de NY constitui uma das maiores coleções de arte moderna do mundo. Por incrível que pareça, inicialmente o museu mantinha 8 pinturas e 1 desenho. Entretanto, hoje, conserva no edifício mais de 150.000 pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e peças de design.

Passear pelo MoMA é uma viagem deliciosa.

Desta vez, ao chegar no MoMA, optei por visitar primeiramente a exposição temporária e depois o acervo fixo. A exposição temporária sobre Lygia Clark está sensacional, uma pena não poder fotografar! As imagens e menções ao Brasil são incríveis e tudo me faz lembrar muito a Osklen, uma das marcas que mais amo!

Abaixo umas frases expostas que adorei:

4 look moma nova yorkDetalhe do look: eu cheguei de Salt Lake City e fui direto ao museu, por isso look basicão, calça jeans destruída, tênis e regatinha!

6 blog com dicas de nova york 5 dicas de viagem new yorkAmei as cores…

Ao descer para o andar do acervo do MoMA, um dos artistas que mais amo e pude conferir inúmeras obras é Vicent Van Gogh! A noite estrelada é um dos meus favoritos (não é a pintura abaixo), mas a foto não ficou legal! A sorte é que comprei uma gravura bem bacana para decorar minha casa com a obra!

Este abaixo é um Van Gogh que amo! Adoro o céu e as cores:

7 van gogh dica de museu nova york

Quem ama Picasso, como eu, simplesmente enlouquece com as obras constantes no MoMA! Ver Pablo Picasso é sempre emocionante e registrei os que mais amei:

10 dica em nova york blogEste é o “Repose” de 1908. Ele é encantador e lindo demais!

Les demoiselles d'AvignonA “Les Demoiselles d’Avignon” de 1907, é simplesmente incrível! Uma obra enorme, considerada pré-cubista e extremamente criticada, é uma daquelas que dá vontade de ter numa sala, sabe? Obra expressiva e cheia de mistério. É interessante que ontem estive no Masp para ver a exposição África e lá é mencionada a influencia africana nesta obra de Picasso.

11 picasso dica de viagemOutra obra de Picasso que está entre as que mais amo é “Night Fishing at Antibes”, de 1939. Picasso passou meses, pouco antes da eclosão da Segunda Guerra, vivendo em Antibes no Mediterrâneo e lá pintou esta obra. No centro está um barco e dois pescadores. À direita, presentes duas meninas. Do lado esquerdo, ao fundo, a cidade Antibes. No céu uma lua brilhante, chama a atenção. Nesta obra destacam-se alguns tons que ainda não haviam aparecido nas obras de Picasso, como azuis escuros e violetas, contrastando com tons de verde e amarelos.

8 picasso no momaOutra obra emocionante de se conferir é “Three Musicians” de 1921.  Existem duas versões da obra e em ambas encontram-se um arlequim, um pierrot e um monge, que representam Picasso, Guillaume Apollinaire e Max Jacob respectivamente.

9 dica de museu nova york picassoAcima o “Girls Before a Mirror, cores intensas e incríveis.

Outro artista presente no MoMA me encanta, Henri Matisse. Matisse que era amigo e contemporâneo de Picasso realizou obras sensacionais! Esta é uma delas:

12 matisse moma nova yorkThe Moroccans, de 1916.

13 dica de viagem nova yorkAdoro esta escultura de Matisse, bem diferente das outras obras do artista. “La Serpentine” de 1909.

Miró, outro que sou fã, também está presente no MoMA, em obras fantásticas:

14 miró Museu de art moderna nova yorkJoan Miró, The Birth of the World, 1925.

Mondrian e suas linhas retas e cores também encanta:

15mondrian dica de viagem nova yorkPiet Mondrian, 1921

Uma obra bem especial de conferir foi “The Persistence of Memory”de Salvador Dalí, 1931. Eu nunca havia visto pessoalmente um Dalí e a explicação sobre a obra é bem interessante:

16 salvador dali moma new york

Frida Kahlo, também é sensacional:

17 frida kahlo moma nyEsta obra de Frida é demais e moldura escolhida a deixa ainda mais linda. Denominada de “Fulang-Chang and I”, é datada de 1937.

18 frida kahlo em nyAcima obra que demonstra os sentimentos de Frida vestida com as roupas de Diego Rivera, muito legal. “Self-Portrait with Cropped Hair” de 1940.

Passando para a arte americana, impossível não se encantar com Andy Warhol:

19 andy warhol campbells soup“Campbell’s Soup” de 1962 é muito legal…

20 andy warhol new yorkA minha favorita de Warhol: “Gold Marlyn Monroe” de 1962.

E então, gostaram do post? Longo, mas não há como falar de um lugar como o MoMA e ser breve!

Sobre o ingresso para o MoMA, eu recomendo compra-lo antecipadamente, através do New York City Pass, assim sai mais barato e evita filas! Clique aqui para comprar.

Endereço MoMA: 11 W 53rd St, New York, NY 10019, Estados Unidos.

bj bj bj e ótima semana

Rê Nunes

Mais posts sobre este assunto:

4 comments

    1. Ai que delícia de mensagem! Obrigada e vc não faz ideia de como estou amando o curso! No decorrer farei um post sim! Se quiser te conto por e-mail! bj bj bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *