Dica de Saúde – Dermatologia

por Dra. Catarine Mayra Padoveze

Quando a Rê me convidou para escrever no blog fiquei muito feliz e adorei a iniciativa de ter assuntos sobre saúde. Lembrem-se, saúde está sempre na moda!!!  Sou a Dra. Catarine Mayra Padoveze, dermatologista e sei que existem vários assuntos na minha especialidade que vocês têm curiosidade em saber e tirar dúvidas, logo fiquem a vontade para enviarem sugestões de temas!

A prevenção é sempre a melhor opção, então resolvi escolher como primeiro tema para escrever o câncer de pele. Dentre os tumores, o de pele é o mais prevalente e quando diagnosticado precocemente tem uma chance maior de cura. Existem três tipos de câncer de pele: carcinoma basocelular, espinocelular e melanoma.

Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, principalmente os de pele, cabelos e olhos claros, que se expõem muito ao sol e pessoas que tem história de câncer de pele na família.

A radiação ultravioleta é a principal causadora do câncer de pele.  Ela está presente nos raios solares e nas cabines de bronzeamento artificial. Isso mesmo bronzeamento artificial pode causar câncer de pele sim! Outra coisa importante é que os danos da exposição ao sol são cumulativos, ou seja, mesmo que você pare de se expor ao sol algumas lesões podem aparecer depois de muito tempo.

Como reconhecer sinais precoces:

* Uma “pinta” preta ou marrom que muda sua cor, aspecto, tamanho e torna-se irregular.

* Uma “mancha” ou ferida que nunca cicatriza, continua a crescer apresentando coceira, sangramento.

* Uma lesão na pele de aparência elevada, podendo apresentar-se avermelhada, castanha, rósea, cor da pele ou mesmo multicolorida.

 Carcinoma Basocelular

 Carcinoma Espinocelular

Melanoma

Fotos Via www.dermatologia.net – atlas de imagens

 Como prevenir:

* Examine sua pele regularmente e caso observe alguma alteração procure seu dermatologista;
* Proteja-se dos raios solares através de roupas adequadas, chapéus e filtro solar apropriado;
* Evite expor-se ao sol no horário das 10:00 às 15:00h.

Como diz o ditado: “Melhor prevenir do que remediar”. Espero que tenham gostado e daqui pra frente conversaremos sobre outros assuntos.

Bjos!

Mais posts sobre este assunto:

10 comments

  1. Catarine, adorei ver vc como médica e dando dicas tão importantes. Já tive um cancer de pele e vale mesmo sempre PREVENIR!!! Excelente iniciativa do MBW!!! Beijos.

  2. Dra. Cat parabéns pelo post, sem dúvidas este assunto é muito importante, até porque muita gente ainda finge que os problemas causados pelo sol e bronze artificial ainda não existem!Mesmo morrendo de medo das consequencias, eu sempre tomei muito sol, até mesmo no rosto! Porém, após ótimas conversas com você aprendi que NÃO POSSO DE JEITO NENHUM ABUSAR DO SOL! Por isso nestas férias não tomei nadinha de sol no rosto, estou até branquela, mas com muitas saúde! O make dá conta do bronze! Super bj e obrigada!

  3. Oi Meninas!!Obrigado pelos comentários e incentivos!!!!!E um especial pra você Rê que me deu esta oportunidade!!!Farei o possivel para estar sempre escrevendo neste blog que eu ADOROOOOOOO!!!!!!!!!!bjos

  4. Cara Dra.
    Muito bom esse artigo. Gostaria de ler outros artigos como linhas de expressões profundas (últimos tratamentos e custos.
    Um bj
    Claudia

  5. Catarine,
    Achei realmente muito interessante o assunto escrito, realmente as pessoas precisam tomar mais cuidado quanto a sua pele!!! Achei muito importante sua preocupação!!!! Quero mais notícias!!!
    Gde bjo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *