Dica da Dermatologista Dra. Catarine Padoveze sobre ACNE

por Catarine Mayra Padoveze

ACNE

Quem nunca acordou e se deparou com uma espinha enorme na ponta do nariz bem no dia que você tinha um evento importantíssimo??? Eu já e acho que muitas de vocês também, por isso o tema de hoje é ACNE!

A acne é uma doença de alta prevalência em adolescentes, mas pode perdurar até a vida adulta principalmente em mulheres. Tem caráter crônico, e se não tratado adequadamente pode deixar cicatrizes. Em alguns casos pode ser resistente ao tratamento e para minimizar os danos é necessária a associação de medicamentos e procedimentos.

É uma doença multifatorial, ou seja, apresenta várias causas. As alterações hormonais desempenham um papel fundamental na doença, essa investigação deve ser feita principalmente em mulheres que apresentam acne e algum fator virilizante (aumento de pêlos, alopecia e/ou seborréia) além de irregularidade menstrual. A síndrome do ovário policístico deve ser investigada . Se você tem pai e/ou mãe que tiveram acne a chance de desenvolver o quadro é maior. Devem ser descartados os fatores precipitantes como uso de cosméticos, stress, uso de anabolizantes e alguns medicamentos.

Hoje em dia os cosméticos são uma das causas mais comuns de piora e/ou desenvolvimento de acne. Escolha sempre um produto adequado para o seu tipo de pele, muitas maquiagens e fotoprotetores são oleosos e isso pode por si só desenvolver o quadro de acne.


 O tratamento depende do grau de acne que cada paciente apresenta. Geralmente utilizamos uma associação de medicamentos tópicos como sabonetes à base de enxofre e/ou ácido salicílico, cremes a base de acido retinóico e derivados, glicólico, azelaico e outros medicamentos (peróxido de benzoila, antibiótico tópico etc) e fotoprotetores. Alguns casos são necessários o uso de medicação oral. Tratamentos como peelings e lasers também podem auxiliar.

Atualmente existe uma infinidade de produtos indicados para a pele oleosa se você tem dúvida de qual e como usar procure seu dermatologista para auxilia-la na escolha do melhor produto.

Este é um assunto amplo e que gera muitas dúvidas logo estou à disposição para poder esclarecer e ajudar no que for possível!

Já aproveito pra desejar um ótimo natal a todos e que 2012 seja um ano repleto de grandes realizações. Rê e Carlinha muito obrigada pela oportunidade!!! Sou suspeita pra falar, mas ADORO o blog e vocês tem feito um trabalho maravilhoso!! Bjinhos e até o ano que vem!!

 

Mais posts sobre este assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *