Dica da Dermatologista Dra. Catarine Padoveze

por Catarine Mayra Padoveze

DERMATOLOGIA NO ESPORTE

Atualmente a prática esportiva tem sido estimulada por todos os médicos para a prevenção de doenças e principalmente para uma melhor qualidade de vida, assim como uma dieta saudável e balanceada.

 As doenças dermatológicas relacionadas à prática de esportes não afetam apenas atletas profissionais, mas qualquer pessoa que pratique uma atividade física regularmente ou mesmo os ditos “atletas de final de semana”. E essas doenças podem no final afetar o desempenho dos mesmos.

E para que nada saia errado na sua prática esportiva seguem algumas dicas, principalmente para os atletas que se expõem ao sol:

1. A escolha do horário é importantíssimo logo, evite o período das 10h às 14h.
Você pode seguir uma regra básica e fácil em relação ao Sol: se sua sombra estiver maior que seu corpo este é um ótimo horário para praticar esporte ao ar livre. Agora caso sua sombra estiver menor que seu corpo, fuja desse horário!!!

Eu sei que este é um tamanho de sombra um pouco exagerado, mas o intuito da foto, na verdade, é dizer que quando se está acompanhada para a prática esportiva a diversão é garantida e muito melhor!!!

2. Use roupas, óculos, chapéus e/ou bonés e sapatos adequados para evitar queimaduras, bolhas, micoses, calos, traumas etc.

3. Fotoprotetores são essenciais, escolha sempre os que apresentem resistência à água e suor, boa espalhabilidade, alto fator de proteção (acima de 50) e que não irritem os olhos. Hoje em dia existem protetores específicos para esporte, geralmente eles vem especificados nos rótulos!!!! Parece bobeira, mas não adianta ter um excelente protetor solar e não aplica-lo corretamente. O ideal é aplicar o protetor com o mínimo de roupa possível, para esportes aquáticos aplicar 30 minutos antes e corridas 15 minutos antes, não economize na quantidade e reaplique a cada 2 horas!

Se você tem 20,30 ou 50 anos e é sedentário nunca é tarde pra começar a praticar esporte, escolha uma atividade que você se identifique e siga em frente. Só não esqueça que antes de tudo você deve passar por uma avaliação médica!

Bjinhos e até a próxima!

Dra. Catarine Mayra Padoveze  CRM:121416

 

Mais posts sobre este assunto:

1 comment

  1. Dra. Catarine,
    Muito obrigada por Mais esta dica!!!! Alertas como Estes sāo sempre muito bem vindos!!! Com a chegada do verāo, cada cuidado se faz necessário!!!! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *