Como organizar o armário:

Captura de Tela 2013-01-15 às 01.22.08

Captura de Tela 2013-01-15 às 02.15.37

Olá minhas amigas lindas! Enfim o post sobre Organização no closet ou armário ficou pronto! Mas já aviso, ficou bem longo! Espero muito que vocês gostem!

como arrumar o armário

Meninas, este post foi o mais pedido de todos os tempos – aqui no My Best Wish! Primeiramente a Renata, amiga de MBW, pediu-me para elaborar um post sobre organização de closet. Algumas amigas e leitoras viram e também me cobraram, depois vieram alguns e-mails que viraram uma corrente entre amigas e uma super discussão sobre o que funciona ou não, afinal, aproveitei para pedir um norte do que elas realmente gostariam que eu escrevesse, para não elaborar um daqueles posts com “pauta eterna”, mas sem conteúdo útil!

Bem, antes de falar em organização de armário, eu coloquei a mão na massa e resolvi organizar o meu closet, para não falar besteiras para vocês!Testei todas as dicas que as amigas me passaram e encontrei uma fórmula que acredito ser viável, para organizar o closet ou armário!

Sobre o meu closet: na teoria eu não poderia/deveria reclamar de espaço em casa, pois meu closet tem um espaço grande. Entretanto, mesmo com todo o espaço mencionado, eu realmente gostaria de ter o dobro de gavetas, espaços para cabides e tudo mais…

Enfim, para facilitar, enumerei um passo a passo de como eu organizo a minha vida, ou melhor, o meu closet!

Captura de Tela 2013-01-15 às 01.55.35

Antes de tudo, separe um dia inteiro para a organização do armário! Que a limpeza e organização sejam feitas sem pressa, com rádio ou TV ligados, num momento relax, para não ficar chato! Eu, por exemplo, amo ligar o DVD do Sex And the City (sempre!) e passar horas e horas mexendo nas minhas roupas! Gente, eu tenho o maior xodó com cada pecinha de roupa do meu armário! Não sou de comprar muito, então valorizo cada camisetinha!

Captura de Tela 2013-01-15 às 01.56.56

É necessário retirar tudo do armário! Claro, pode ser parte por parte, contudo é fundamental limpar cada espacinho! Tire toda a poeira, sinais de mofo, observe se existem “bichinhos”como traças, etc.! A cada 6 meses, geralmente na primavera e no outono, eu e minha ajudante em casa limpamos todo o armário com álcool, “lysol” e vinagre. É infalível contra bolor e mofo!

Lysol_Spray_Disinfectant

Amo Lysol! Morram germes…!

Captura de Tela 2013-01-15 às 01.58.05

Bem, não tenho muitas palavras de consolo, a única maneira de ter um armário realmente funcional é desapegar daquilo que não usamos, mesmo sendo lindo, mesmo sendo de marca boa, mesmo imaginando que um dia conseguiremos diminuir 2 números na calça para entrar naquela peça que um dia ficou perfeita… não temos desculpa, a ordem é desapegar!

Como eu faço? Experimento tudo o que tenho dúvida! O que me dá vontade de usar amanhã fica, o que eu penso e repenso por duas vezes, vai embora! Gente, dar ou vender roupa é fazer a energia circular, acredito que o certo é que toda vez que entra uma nova, deve sair uma velha, não é verdade?

Para quem fica morrendo de dó de dar aquela peça que foi cara, ou que tem uma marca incrível, ou sei lá o motivo, pegue as peças e leve até um brechó. O pagamento não deixará ninguém rico, mas, é uma contrapartida para quem não consegue simplesmente doar!

Captura de Tela 2013-01-15 às 01.59.47

Tirar de vista o que não será usado nos próximos meses!

A primeira ordem na organização do closet é separar as roupas que não serão usadas de maneira alguma durante 6 meses do ano. O que eu quero dizer é o seguinte: gente, podemos dizer que metade do ano, na primavera e verão, usamos roupas mais coloridas, menos pesadas e tal, ou seja, mesmo esfriando como estes dias aqui em São Paulo, não iremos usar blusas de lã pesadas, casacos, botas, não é? No outono e inverno, o mesmo. Assim, com duas super “arrumações” por ano em nossos armários, é possível viver bem, conseguindo visualizar tudo o que temos!

Neste passo a idéia é separar o que não será usado em breve e guardá-los naqueles lugares que não atrapalharão, como maleiros, ou locais de acesso mais chatinho.

Eu faço o seguinte: em sacos brancos grandes guardo as tais peças como calças jeans (estou numa fase totalmente sem vontade de usar calça jeans), peças que estejam fora de moda, mas que acredito que ainda usarei, peças fora da temperatura e tal, até mesmo vestidos de festas, visto que toda vez que tenho alguma festa mais arrumada eu mando a roupa para a lavanderia antes de usá-la, assim não há problema algum do vestido ficar dobrado e amassado! Estas roupas limpas e “ensacadas” ficarão guardadas por 6 meses, ou mais, assim eu as guardo naquele espaço bem alto do armário, conhecido como “maleiro”. Para conseguir guardar os casacos e botas durante o verão eu ainda apelo para “casa da mamãe”. Ela manteve parte do meu closet que está recheado de casacos pesados e botas neste momento! Acredito que começarei a trazê-los de volta somente em maio!

Alerta: o local onde eu moro é super úmido, por isso recomendo colocar próximo às roupas que ficarão guardadas saquinhos com sílica ou saquinhos com giz de lousa. Quem quiser saber mais sobre isso me encaminhe um e-mail, pois sofri muito com mofo quando mudei para este apartamento, entretanto agora já consegui me livrar de todo este prejuízo!

Alerta II: Saco de armazenamento à vácuo. Eu ainda não os tenho, mas quero comprá-los! Dizem que nestes organizadores as roupas ficam sem contato com ar, que foi retirado (geralmente com aspirador de pó), assim não correm o risco de serem contaminados por mofos e ácaros…

saco-vacuo-02

Captura de Tela 2013-01-15 às 02.01.56

Quando o armário estiver vazio imagine o que você precisa visualizar com mais facilidade. Por exemplo, eu preciso ter por perto e bem passadas minhas roupas para trabalhar! Eu “quero morrer” quando imagino “aquele look” que será perfeito para “aquele dia” e quando pego a saia para colocar, ela está toda amassada e não tenho tempo de passar! Nossa, parece que naquele bendito dia, tudo vai dar errado (dramática!). Solução, eu tento manter todas as minhas roupas de trabalho em cabides. Os cabides para saias as mantém passadas, camisas e blusinhas também ficam mais organizadas em cabides!

Alerta III: Geralmente os cabides para saias ou vestidos, aqueles que possuem um pregadorzinho, prendem até demais a peça e por isso marcam-nas. Para evitar roupas marcadas eu as guardo do lado avesso.

Alerta IV: sou apaixonada por aqueles cabides forrados com tecido, que não deixam as roupas escorregarem sabem? Eu pagava caríssimo nestes cabides, entretanto encontrei no Sam’s Club, supermercado, uma caixa com 60 cabides (acho que são 60), com um precinho ótimo! Os cabides são super resistentes e o efeito “antiderrapante” realmente funciona!

messy-closet

Captura de Tela 2013-01-15 às 02.03.39

Para conseguir realmente visualizar onde está aquela peça que não é usada a tanto tempo, mas que ficaria super legal naquele dia específico, eu recomendo estabelecer regiões no closet ou armário. Exemplo: roupa de academia perto de roupa de academia. Meia, perto de calcinhas. Roupas de trabalho próximas umas das outras, já roupas casuais e as de balada, idem!

Captura de Tela 2013-01-15 às 02.04.53

Depois de definir onde onde ficará o que, é hora de começar a colocar as roupas dentro do closet, mas não aleatoriamente! Eu acho fundamental organizar as roupas por CORES! Não sei viver com um armário que não é separado por cores!

Separar as roupas por cores facilita muito! Pensar numa blusa amarela e saber que ela estará lá, junto com as outras amarelas é tudo de ótimo! Como eu disse, prefiro manter o máximo que posso minhas roupas em cabides, assim separadas por cores fica muito mais fácil pensar num look diferente!

Ah, eu também organizo as blusinhas no cabide assim: primeiro as regatas, depois as com manga, depois as de manga longa. Faço isso com saias também. Na hora de visualizar é tão mais simples!

closet.lindo

Ter somente duas cores de roupas facilita! ahaha, brincadeira!

Captura de Tela 2013-01-15 às 02.06.20

camisetas_pilha

Vou dizer isso por experiência própria, ok? Bem, sinceramente, eu sou daquelas que quando vai pegar uma camiseta que é a última da pilha eu bagunço tudo e não arrumo de volta! Gente, na casa da minha mãe tudo é impecável e eu sempre tive quem fizesse por mim, agora, mesmo me tornando a “dona de casa”, ainda não consegui me livrar do meu lado folgado e bagunceiro, mas juro que estou me esforçando, viu mãe!
Por tudo isso, evito fazer pilhas de roupas, tanto nas gavetas, quanto nas colmeias. No meu novo armário, que estou fazendo para o escritório do MBW, eu pedi que as gavetas sejam rasas, para colocar no máximo 5 peças uma sobre a outra. As minhas pilhas de roupas viram uma bagunça rapidamente!

– eu nunca conseguiria pegar a camiseta branca sem amassar todas as outras!

Captura de Tela 2013-01-15 às 02.07.33

Conforme o armário é recheado, é necessário que se observe se está ficando harmonioso! Eu já cheguei a colocar todas as calças jeans em cabides, separadas por tons de jeans e no final eu pensei: mas estou tão enjoada de jeans, por que os coloquei aqui, num local de tão fácil acesso? A solução foi retirar todas e guardá-las num local estava sobrando por ser mais difícil de chegar!

Captura de Tela 2013-01-15 às 02.08.31

Para ganhar espaço eu recomendo que os cabides sejam os mais fininhos possíveis! Eu acho um charme aqueles cabides de madeira, super reforçados, entretanto, é possível colocar 30 cabides magrinhos, onde caberiam 10 bonitões! Sem dúvidas eu optei pelos magrelos! Novamente, recomendo os pretinhos forrados do Sam’s Club!

Alerta V: Para ganhar espaço, os cabides devem ser colocados na mesma direção, todos com o gancho para dentro. Existem cabides variados, para finalidades diferentes, reparem nisso ao compra-los! Eu adoro os cabides com prendedor para saias e shorts, já não curto muito para calças! Geralmente eu coloco as calças dobradas no cabide.

Alerta VI: Peças de ombros largos como casacos, jaquetas e blazers devem ser penduradas em cabides anatômicos com ombreiras, que sejam resistentes para aguentar o peso!

hangers Captura de Tela 2013-01-15 às 02.09.28

Darei uma opinião bem particular: quando tive que escolher mais espaço para cabides ou para gavetas, eu optei por cabides! O motivo de tudo isso é que como já contei, não sei lidar com pilhas de roupas e nas gavetas precisamos organizar tudo meio que empilhado, certo? Não gosto muito disso!
Assim, negociei com o marido um espaço de cabides que seria dele e troquei por 2 gavetas que seriam minhas! Eu prefiro até mesmo minhas camisetas colocadas em cabides!

Uma dica bacana para quem vai fazer um armário novo, é fazer algumas gavetas com divisórias. Eu tenho 2 com espaços divididos para as meias e outras 2 com espaços divididos para calcinhas. Acho estas divisórias excelentes!

Os sutiãs também possuem gavetas próprias, assim como os biquínis, pijamas e roupas de ginástica.

Alerta VII: Na entrada do meu closet foram feitas aquelas gavetas baixinhas de sapatos, sabem? O grande detalhe é que não gosto de guardar sapatos no closet. É uma coisa que minha mãe passou para mim. Ela é daquelas que quando entram na própria casa até tiram o sapato que veio da rua para evitar as “bactérias”! Assim, fiz uma sapateira na lavanderia e não guardo sapatos no closet!

Agora, vou contar o que fiz com as gavetas que seriam sapateiras: transformei-as em espaços para maquiagens e cremes! Meninas, ficou muito show! Bem na frente de onde ficam estas gavetas está um espelho enorme, ou seja, perfeito para fazer o make! Eu deixei separada uma gaveta para make do dia-a-dia, outra para para maquiagem de balada, outra com produtos para cuidados com a pele, e assim por diante…, adorei o resultado!

ns_closet-1

Trocaria grande parte das gavetas por espaço para cabides!

Captura de Tela 2013-01-15 às 02.11.17

skin

Eu amo e uso muito meia-calça. Para facilitar a localização das meias e evitar que desfiem, eu as guardo numa caixa organizadora que comprei numa loja de decoração chamada L&L, aqui em Santo André. A caixa tem 50×50 cms e cabe várias meias!

Em tempo, eu detesto que façam bolinhas em minhas meias, tanto as normais quanto as finas. Acho que perdem o elástico!

Amei esta caixa! Linda né?

Captura de Tela 2013-01-15 às 02.12.09

Para os acessórios eu fiz uma coisa bem legal, mas infelizmente não tenho como fotografar agora para mostrar para vocês, visto que já é madrugada e o marido está dormindo (prometo que fotografarei brevemente!). Então, no meu closet há uma parede que é coluna do prédio e estava vazia, mas revestida de madeira. Para organizar meus colares e algumas pulseiras (bijoux), eu preguei vários preguinhos que viraram ganchos para os colares. Meninas, isso facilitou tanto a minha vida! Antes ficava tudo bagunçado numa gaveta, agora está tudo lá, olhando para mim, sabem?

colaresnaparede

Captura de Tela 2013-01-15 às 02.13.07

Conforme eu já contei no começo, meu closet é um quarto cheio de armários. Tais armários não possuem portas, o que é muito comum em closets. Eis a questão, eu não curto muito isso! Gente, no meu closet entra um pó, que não sei de onde vem! A minha faxineira é impecável, limpa hiper bem, mas já algumas roupas acabam acumulando poeira! A solução: comprei saquinhos para colocar por cima da roupa. Em alguns blazers ou vestidos eu coloquei aquelas capas com zíperes, próprias para armazenar as peças. Em outras, que uso mais e preciso visualizá-las, coloquei um sacos que já vem cortados perfeitamente para encaixar no cabide.

100_25

Adoraria ter portas nos meus armários!

imagens: reprodução

Enfim, acho que é isso! Sobre bolsas e acessórios prepararei um outro post, pois precisarei fotografar para explicar direito como faço, ok?

Vocês gostaram? Eu sei que ficou “hiperlongo”, mas é difícil sintetizar tantas informações!

Quem quiser sugerir algo, complementar, criticar ou claro, elogiar, faça através do comentário ou e-mail no renunes01@gmail.com.

Obrigadíssima pela atenção, principalmente para quem teve paciência de ler tudinho!

bj bj bj

Rê Nunes

Mais posts sobre este assunto:

51 comments

  1. Rê! Que post! Ficou ótimo, com todas as etapas será mais fácil organizar. Obrigada por ter atendido ao pedido. Neste final de semana colocarei as dicas em pratica. Preciso muito, principalmente desapegar! Parabéns. Beijo.

    1. Reee que delícia receber seu comentário positivo! Amiga, fiquei tão feliz em elaborar este post, vc não faz ideia! Me ajudou a colocar varias coisas em ordem e separei bastante coisa para dar!
      Eu vejo o My Best Wish como um espaço para isso mesmo, trocarmos infos!
      Bj bj bj e estou a disposição sempre!

  2. Querida, ficar até as 3h25 da manhã merece um super parabéns, vc se compromete a estudar, dar o melhor se di pelo blog!!! Adoro seu jeito fofo, simples e entendido de escrever, adorei as dicas!!! bjs lindaaaa

    1. Barbara linda, obrigada! Nossa, amei muito o comentário! Sempre fico preocupada quando escrevo, com medo de ficar chata… Amei de coração que curtiu! Obrigada por comentar! bj bj bj

    1. Nandaaaa amei que amou! Nossa, que felicidade saber que deu certo! Fiz com muito carinho e estava preocupada em não fazer “mais do mesmo”! Obrigadíssima! bj bj bj

  3. Que ótimo!! Vou copiar e guardar esse post para as próximas arrumações! Preciso mtooo das dicas sobre mofo! Tb estamos sofrendo no apto…me manda, plis?!!
    Bjs querida!!

  4. Rê, muito bom seu post. Parece que eu estava lendo um relato meu sobre arrumar os armários… Até na parte de manter a organização e as pilhas de roupa! Que pra mim é a parte mais difícil…
    Em relação aos armários dentro do closet terem portas ou não… É um dilema pra mim. Sempre tive closet aberto – sem portas – e acho o melhor para visualizar as roupas. Sei do problema do pó, mas tem outro grande vilão nesses casos: sol/claridade. Desbota o lado da roupa que fica exposto… Portanto o lugar da casa reservado pra isso deve ter luz controlada. Tenho uma dica que acho bonita e simples e que resolve esses probleminhas para com a “falta de portas”: cortinas de voal preto, de cima a baixo, no lugar das portas dos armários. Ela protege do pó, da luz e ainda dá um charme.
    Bjoo

    1. Helena amei seu comentário! Fico feliz em saber que não sou a única com falta de jeito! ahahah
      Vc tem razão, para visualizar as roupas o armário sem porta é muito mais fácil! E acabamos sempre mantendo-os arrumados né? Quanto ao sol/claridade, sabe que ainda não percebi isso, vc tem toda a razão, vou dar uma olhada nos meus casacos!
      Olha, vc e a Fabi falaram nas cortinas! Eu nunca havia pensado, mas é uma ótima solução mesmo!! Verei se no meu é possível instalá-las! Amei muito a dica, obrigada de coração! bj bj bj

  5. Ficou excelente Renata! Mais ainda pq vc se empenhou em trazer para nós não apenas ‘dicas prontas’, mas vc também as aplicou no seu cotidiano!

    Agora tu me deve o post das tattoos! haiuehaiuehaheiauea

    beijos 😉

    1. Jessica, amei a mensagem! Realmente foi o que eu fiz! Procurar dicas e postá-las é fácil, mas não é este o meu objetivo. Amo trazer para o blog coisas da vida de verdade, desde os looks, até este tipo de coisa! Também é verdade que lhe devo o post das tattoos! Vou fazer o primeiro no final de semana, ok? Tenho algumas fotinhos que já separei! bj bj bj

  6. Re, posso chamar assim?

    Sou jornalista e sempre critico as blogueiras, desculpe mas é um vício do trabalho, no entanto desta vez só posso elogiar.
    A sua maneira de escrever faz toda diferença. Parabéns pelo trabalho e busque escrever sempre, você é boa nisso.

    1. Janaína, claro que pode! Nossa, que susto ao começar a ler sua mensagem, achei que viesse críticas sobre a maneira de escrever, mas claro, que seriam super bem aceitas! Obrigada de coração pelo comentário! Eu tento escrever como eu converso com minhas amigas, mas muitas vezes fica confuso, pois eu sou um pouco confusa!

      Obrigada e por favor, volte sempre!

      bj bj bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *