Como NÃO SE COMPORTAR no Trabalho!

post sobre mi mi mi

02 de março de 2016 

Quem tem acompanhado minhas pensatas ou me conhece pessoalmente, sabe o quanto tenho atitudes positivas e evito falar os pontos negativos das pessoas em geral. Entretanto, às vezes é necessário falar sobre o que NÃO FAZER, pois algumas atitudes prejudicam tanto o ambiente de trabalho, que merecem receber este NÃO maiúsculo na frente, não é verdade?

Eu tenho certeza que todos nós já nos preocupamos em ter melhores atitudes no ambiente de trabalho (se você ainda não o faz, aproveite para mudar já, agora!!!). Na verdade  eu penso nisso o tempo todo. Eu amo ter boa convivência com quem está ao meu lado no dia-a-dia, procuro enxergar o melhor lado das pessoas, busco cumprir todas as minhas obrigações e, ainda, busco o sucesso diariamente, em tudo que eu faço. Eu também penso muito no outro, seja ele quem for, afinal, eu quero ser um exemplo dentro da minha empresa. Sinto real pavor só de pensar em ser aquela “chefe insuportável”, que causa asco por onde passa… Mas sei bem que isso só depende das minhas atitudes.

Ler e escutar muitos podcasts sobre a convivência no ambiente de trabalho virou um hábito! Todos os dias no trânsito eu troquei as notícias ou o meu velho rock por textos de alguns coachs que estão me ajudando muito na construção de uma profissional melhor.

Sabe que no início do ano (2016), eu me impus a meta de praticar 1 mudança do bem por dia. Eu peço para as pessoas ao meu redor me criticarem quando entenderem necessário, passarem feedback, discordarem com toda a liberdade e em cima deste conteúdo eu vou mapeando o que preciso mudar (não, isso não é nada fácil, mas faz um bem danado…!). Num dia pode ser um detalhe, no outro pode ser algo mais complexo, como o que adotei esta semana: passar 45 minutos seguidos trabalhando sem olhar o celular, com 15 minutos mais leves podendo acessá-lo, mas sem bater papo em whatsapp (não me julguem…! Eu estava muito improdutiva. Ainda estou numa fase de testes… quero me tornar mais produtiva e o celular bombando de mensagens o dia todo tem me incomodado e atrasado muito!).

Bem, retomando o assunto como NÃO SE COMPORTAR no ambiente de trabalho, diante da enxurrada de informações disponíveis nos diversos meios de comunicação, eu comecei a perceber que existem várias matérias rasas, com dicas que são bonitinhas aos olhos, mas não acrescentam muita coisa a nossa vida.

Assim, para facilitar a vida, resolvi listar no meu caderninho coisas que eu NÃO DEVO FAZER NO  MEU AMBIENTE DE TRABALHO e compartilha-las aqui com vocês:

– Nunca diga NÃO de cara: existe coisa mais chata do que funcionário que mal recebe um pedido ou solicitação e já responde um NÃO? Tem gente que apresenta a negativa antes de parar para pensar no que foi pedido e isso é extremamente antiprofissional! Eu acredito sim na proatividade e lido com cada solicitação como um novo desafio, que faço de tudo para resolver!

– Não seja MiMiMi: Assim como escrevi à mão: MIMIMI é pros fracos! Tem gente que chega no trabalho e reclama de tudo, que coisa mais chata! É de tirar o bom humor de qualquer um, aquele ser que chega no ambiente e começa criticando a tudo e a todos! Que faz corpo mole e reclama de todas as situações. Gente, eu me policio muito para não reclamar a toa. Ninguém é obrigado a me aguentar reclamando e vice-versa.

– Vitimismo: outro ser que acaba com o ambiente de trabalho profissional é aquele que não assume o que faz e sempre procura alguém para jogar a culpa! Hey, ao chamar a responsabilidade para você resta nítido que você é uma pessoa de confiança que assume seus atos e assim um excelente profissional, que a empresa e o cliente podem contar! Errar, todos erramos, e é com estes erros que crescemos! Assuma a responsabilidade de cada erro e use o ocorrido para mudar.

– Falta de Comprometimento: existe coisa mais bacana do que empresa com pessoal que veste a camisa? Honre a empresa que lhe acolheu, seu business, indiferente do seu grau de satisfação! E se não está feliz, saia! Crie oportunidade para vc mesmo encontrar algo bacana e para que alguém que tenha interesse aproveitar com comprometimento a sua vaga.

– Falta de Urgência: existem coisas que são urgentes, mas tem gente que não dá a importância necessária para o que lhe é solicitado! Tenha a sensibilidade de perceber a urgência de quem solicitou e dê sua atenção máxima, sem atuar com pouco caso.

– Não seja individualista: qualquer ambiente de trabalho, grande ou pequeno, é um todo e tem que ser visto como um time. A atitude solidária é fundamental para o sucesso. Olhe para seu negócio com os olhos do todo.

– Lidar bem com a crítica: não leve nada para o pessoal! Críticas fazem parte e são excelentes lições! Não rebata, não queira se escusar! Escute e reflita, usando a críticas como um desafio! Olhe o lado positivo sempre e cresça!

Adote esta premissa: Seja melhor hoje, do que você foi ontem!

Gostaram do texto? Adorarei saber sua opinião! Vamos empreender, obter sucesso e ser muito feliz.

bj bj

Rê Nunes

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7 comments

    1. Vera obrigada pela visita! Fico muito feliz que tenha gostado do conteúdo! Vamos aplicar um pouquinho a cada dia e construir uma vida mais interessante e feliz! bj bj

  1. Adorei Re!!!!
    Amo o que faço é concordo super com o que vc disse ” não está feliz, saia!”
    É isso mesmo…. o “mudar” está em nossas mãos, de ninguém mais. Se aquilo não te deixa feliz, busque o que te realiza… Amei seu texto… Bjs mil

    1. Dri sua linda, obrigada! Que delícia receber seu feedback, dá uma motivada que você não faz idéia! Temos a chance de empurrar uma vida ou vive-la da melhor maneira, eu optei pela segunda opção e sei que vc também! bj bj bj

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