Checkpoint Charlie – o que fazer em Berlim!

checkpoint charlin berlin topo

Olá gente! Já que o trabalho está “puxado”, que tal uma paradinha para viajar por aqui nesta quarta-feira?!

Pois bem, o post de hoje é para um casal que eu adoro e embarcará em breve para a Alemanha, a Luana e o Cadú. O casal de amigos pediram-me dicas sobre o que realmente vale à pena fazer em Berlim, tendo em vista que a cotação do euro está longe de ser das melhores e a situação financeira em nosso país está complicada… Por isso querem evitar gastos desnecessários.

Enfim, problemas à parte, eu já enviei a lista must go em Berlin para o casal e aproveitei o assunto para mostrar um pouco sobre o Checkpoint Charlie aqui no blog.

O Checkpoint Charlie já foi foco de post aqui no blog, clique aqui para conferir, quando falei sobre 10 coisas para fazer em Berlim. 

Para quem ainda não conhecem Berlim, eu recomendo fazer uma imersão no passado e aproveitar para conhecer tudo sobre a história da guerra e muro, que são extremamente interessantes.

Como já contei aqui no blog, a fronteira mais famosa entre as ex Berlim Oriental e Berlim Ocidental, durante a Guerra Fria era o Checkpoint Charlie. Quem assiste a filmes que se passaram nesta época, com certeza já viu o local. Os membros das forças Aliadas não tinham permissão para utilizar outra passagem designada para estrangeiros.

Checkpoint Charlie recebeu este nome dos Aliados e o Charlie, foi escolhido em razão da letra C, pois os postos militares eram nomeados em ordem alfabética, de acordo com o alfabeto fonético da OTAN.

Na Berlim atual, o Checkpoint Charlie foi mantido e tornou-se um símbolo da Guerra Fria, representando a separação do leste e oeste. Conforme mostrarei nas fotos, “Guardas Fardados” passam o dia sendo fotografados com os turistas! É bem legal ver… Ah, eu já estive 2 vezes no museu e me emocionei em ambas, não deixe de visitar.

O Checkpoint Charlie de hoje:

dicas de berlinLook de Viagem: Calça Zara (masculina) | Jaqueta Zara | Tênis Aldo

o que fazer em berlimAdoro estas réplicas…

berlim dicas de viagemEu e Tatá…

checkpoint charlie berlinFoto de turista, eu adoro… desapegue do preconceito, turistar é bom demais.berlin blogDetalhes do asfalto…
berlin tipsNeste prédio localiza-se o museu que falei, mas infelizmente não pudemos tirar fotos…

berlin tip checkpoint clarlieStarbucks em frente
blog berlimE o que eu amo estas lambretas… 
checkpoint charlie berlinPlacas americanas…checkpoint charlieOs soldados, americanizados…_DSC5374 dicas de berlim blogE a mulherada adooora…

estação metro berlimO charme das placas de metro em Berlim…

berlim o que fazerNo atravesse a rua e entre num local que tem partes do muro originais e uma linha cronológica com fotos dos momentos históricos, é sensacional! 

Fotos: Rê Nunes e Tatá Lazzuri.

Como chegar no Checkpoint Charlie?
Friedrichstrasse 43-45 – Kreuzberg, 10969 Berlim.
Como Chegar:
U-Bahn: Linha U6, estação Kochstrasse
Ônibus: Linha M29, parada U Kochstr./Checkpoint Charlie

Valor: A entrada no Museu é paga, mas eu recomendo. Para quem não quiser gastar, vá até lá para ver o ambiente e o local que eu comentei ter a ordem cronológica e os pedaços do muro!

Gostaram do post? Como é bom viajar né? Aliás, viajar, fotografar e anotar.

bj bj bj

Rê Nunes

Mais posts sobre este assunto:

4 comments

    1. Juliana tudo bem?

      Berlim é uma das cidades que mais amo no mundo, principalmente pela quantidade de atividades incríveis para fazer e lugares maravilhosos para visitar! Dependendo de quantos dias vcs estiverem planejando o total da viagem e destinos, eu recomendaria ficar 4 dias em Berlim, se possível! Se quiser me contar qual o roteiro pretendido, posso palpitar com mais precisão! Bjbj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *