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Pensata Empreendedora: Como vender mais em tempos de crise?

como vender na crise

Como eu já contei para vocês, há cerca de 2 anos e alguma coisa, eu larguei minha carreira consolidada no Direito, para arriscar tudo no comércio de fitness, uma área que sou apaixonada! Tenho o maior orgulho de dizer que vendo SAÚDE e QUALIDADE DE VIDA.

Ocorre que, todo mundo já sabe que estamos passando por uma fase no mínimo conturbada, com o mercado recuado e sofrendo um monte de medidas de austeridade por parte de nosso Governo.

Aí é que vem o frio na espinha! Imagine alguém, no “início da carreira empreendedora”, encontrar-se no meio desta turbulência toda, lutando para que os pensamentos como “Por que eu larguei meu cargo público…?!” não fiquem ecoando na mente…

Pois bem, de verdade, eu não me arrependo nenhum segundo de ter passado para o time das EMPREENDEDORAS e estou disposta a enfrentar com todas as forças esta fase turbulenta, pois acredito no que faço, sei da minha capacidade de superação, acredito no meu produto, sou mega positiva e estudo vendas, marketing, networking, relações pessoas e tudo mais, objetivando sucesso em tudo o que faço.

Quem convive comigo sabe, eu sou a nerds da turma e nem ligo de ser apontada como tal… Eu acredito que o nerds de hoje é o milionário de amanhã (kkkk…). Por isso, estou na “focagem” para encontrar a melhor maneira de crescer, produzir mais e vender mais em tempos de crise.

E assim, para encontrar soluções e fugir dos pensamentos negativos, que só atraem problemas, eu tenho estudado muito, conversado com empreendedores de sucessos, assistido aulas e palestras. Tenho conhecido pessoas que também estão cheias de garra e superando todos os obstáculos da melhor maneira, o que me enche de forças e expectativas.

Por tudo isso, como sei que muitas pessoas estão vivendo algo parecido com tudo isso, nesta ansiedade toda, resolvi postar alguns pontos e práticas que acredito serem fundamentais para passar bem por esta fase, e para os comerciantes, como eu, dicas para vender mais em tempos de crise.

Ah, antes de começar, preciso destacar que, o post refere-se ao momento profissional geral, sobre como oferecer serviços e produtos em geral e não apenas à venda de coisas. Apliquei o termo venda, para tornar tudo mais claro.

– Estes dias eu ouvi isso e amei: Que tal tirar o “s” da crise e falar em “crie”! Aproveite esta fase para crescer, para superar e para melhorar…;

– Todas as vendas precisam de: Perícia, Preparo e Profissionalização. Com isso entendo que nós precisamos saber o máximo sobre nosso produto ou serviço; temos que estar preparados para responder dúvidas, para esclarece-las, e mostrar benefícios. Já, no se que refere à profissionalização, espero que ninguém aqui ache que vendedor não precisa estudar né? Vendedor é o cara do marketing, o advogado, a pessoa do design, o médico… Todos precisam vender seu serviço ou produto. Seja o melhor vendedor de você mesmo! Seja profissional e profissionalize-se em sua área.

– 3 PECADOS QUE OS VENDEDORES BRASILEIROS COMETEM:

  1. Começa e não termina;
  2. Promete e não cumpre;
  3. Falta de Planejamento.

Mentalize para não cometer nenhum destes 3 pecados, ok?! Eu tenho me policiado absurdamente, juro! Ah, isso serve para tudo na vida.

– Leia muito e estude sua área: saiba o tempo todo o que está acontecendo em sua área! Acompanhe as mudanças, atualize-se! Saia do facebook que não te adiciona nada e vá ler de verdade, autores de qualidade! Pare de se enganar em rede social, não seja apenas mais um vendedor raso! Aprofunde-se.

– Procure novos canais! No mercado o céu é o limite. Reinvente-se. Se você acha que na sua área não há mais clientes ou interessados em consumir, mude o foco! Procure outra área. Um bom vendedor cria novos canais de venda o tempo todo. 

– Planejamento de vendas: Planejamento é fundamental em qualquer área. Se você não faz ideia de como fazer um planejamento, tome a primeira atitude e escreva no Google: Planejamento de Vendas e leia muito, encontre os melhores livros, sites confiáveis, pois você já está muito atrás do seu concorrente, confie em mim. Estude e utilize muito as ferramentas para elaboração do seu planejamento de vendas. Ah, repito: qualquer que seja a sua área.

– Precisamos entender a crise: crise acontece em todas as áreas e diversos países diferentes, por isso temos que entende-la. Pesquise como a crise reflete na sua área e busque o melhor caminho para superá-la.

– Ética no mercado: trabalhe sempre com ética. Não emitir nota, prostituir sua área com preços abaixo do praticado no mercado… isso não é bacana! Se todos atuarem dentro da ética do mercado, ninguém será prejudicado, pois de verdade, trabalhar abaixo da tabela te levará à falência!

– CRISE: PERIGO X OPORTUNIDADE. Você enxerga a crise do jeito que você quiser, ou como um perigo, ou como uma oportunidade. Eu vejo este momento como uma super oportunidade.

– Excelentes profissionais dando sopa no mercado: Neste momento excelentes profissionais estão desempregados ou fecharam seus negócios, por isso fique atento! Já, para quem está precisando contratar ou renovar em sua empresa, fique de olho nos bons ex-funcionários de seus concorrentes. Pense na possibilidade de contratá-lo, afinal, pode ser que ele tenha uma excelente carteira de clientes.

– Nunca corte custos através de seus vendedores: vendedores precisam produzir e se você é um bom empreendedor, saberá que reduzir custos retirando benefícios já concedidos aos seus vendedores é um grande erro. Incentive-os sempre, eles são o coração do seu negócio.

– Como cortar custos? Com toda a frieza o professor Eduardo Marostica explicou que é hora de mandar embora os improdutivos, os fofoqueiros, os que atrapalham o bom andamento da empresa, aquele que torce para dar tudo errado…

– Vendedor e Empreendedor não podem falar em crise com seus clientes: Existe coisa mais chata do que gente que reclama? E você vai deixar seu vendedor ou você mesmo vai ficar reclamando para seu cliente? Isso não existe! Falar em crise ou dificuldades com o cliente é lembra-lo que ele poderia evitar gastos, não comprando ou contratando com você!! Nunca afaste seu cliente, cuide dele com carinho e mantenha-o por perto, com pensamentos positivos e construtivos.

– Ter um serviço diferenciado para oferecer: A “moda” é dizer que por aí que tudo virou commodity. Ok, se seu produto é o mesmo do seu concorrente com preço idêntico e você não consegue sucesso nas vendas, ofereça um diferencial. Este tal diferencial deve estar atrelado a algum serviço. Pense em algo que dê valor ao seu produto e faça o seu cliente optar por você.

– Analise: Como posso fazer meu cliente ganhar dinheiro? Esta dica não é tão simples. Para cada mercado, uma maneira diferente de aplicá-la. No meu caso, pensei pensei e concluí que tenho a opção de fazer meu cliente economizar e muito, oferecendo serviço de Assistência Técnica e Manutenção Preventiva com qualidade e ótimo preço, o que prolonga por anos o uso do equipamento. Ainda, priorizo montar academias completas em condomínios, oferecendo aulas e treinamento para uso do equipamento, para que os moradores não precisem gastar em academias regulares. 

– Momento de fazer caixa e não fazer dívidas: Este é o momento de fazer caixa e guardar dinheiro, em todos os sentidos. Não faça dívidas, não parcele e repense para comprar. Veja se seu estoque precisa realmente estar abarrotado de suprimentos.

– Focar exatamente no seu público. Analise quem é o seu público alvo e veja se ele realmente está consumindo. Direcione e foque no melhor público para o seu produto. Descubra qual o público formador de opinião que você consegue alcançar. Mulheres são sempre excelentes consumidoras. 

– Visite mais o seu cliente: Vendedor por telefone ou tirador de pedido estão eliminados do jogo neste momento! Se você quer ter sucesso vá até o seu cliente onde ele estiver! Cuide, cative… Se você não for, outro irá e com certeza fechará o negócio em seu lugar.

– Métrica e Organização no Tráfego de Visitas: tem que visitar, mas de maneira organizada. Sair da empresa significa gerar gasto e por isso pense e planeje. Observe a logística e respeite horários combinados para não jogar dinheiro fora.

– Comece o seu dia exercitando-se: Pratique alguma atividade física diariamente. Qualquer coisa que te deixe ativa (o) pela manhã a (o) deixará muito mais atento para realizar as atividades durante o dia todo. Ainda, preocupe-se sim com sua aparência, ser saudável é um excelente cartão de visita.

– Estabeleça amizade com o seu cliente: muita calma! Isso não significa que é para “sair para jantar com clientes” ou levar a negociação para outro caminho… por favor! Lembre-se da ética profissional em primeiro lugar. Com a amizade, eu quero dizer que você deve estabelecer um pacto de confiança recíproca com seu cliente. Assim, caso ele precise de desconto, ele confiará quando você explicar que já chegou em seu limite. Quando ele precisar de algo, é em você que ele pensará.

– Vendedor não cria DEMANDA: Vendedor cria DESEJO e não demanda. Não tente explicar para seu cliente que ele “precisa de algo”. Demonstre seu produto e serviço e desperte o DESEJO em seu cliente.

– Prometa no maior e entregue no menor: caso você precise de prazo para entregar seu produto, sempre informe um tempo maior do que o estimado. Cliente detesta esperar. 

– Por último e muito importante: Vendedor tem que estar disponível. Atenda seu cliente sempre que for solicitado, nem que seja para pedir para esperar. Responda todos os e-mails e mensagens. O limite para responder a qualquer cliente é 24 horas. 

E então, gostaram? Peço desculpas pelo tamanho do post e torço para vocês terem lido tudinho, é que me empolgo quando o assunto é profissional.

E aí, o que acharam? Concordam com minhas observações? E o foco de vocês, está ok? Eu acredito real que tem espaço para todos os capazes.

Vamos melhorar a cada dia e superar todas as dificuldades, alcançado nossos objetivos com muito sucesso.

Bj bj bj e adorarei receber seu comentário aqui no campo abaixo ou através do meu e-mail renunes01@gmail.com.

Rê Nunes

27.01.16

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