Escolha uma Página

Pensata: Como lidar com críticas?

como fazer amizade

Estou lendo um livro chamado Como fazer amigo & Influenciar Pessoas de Dale Carnegie. Longe do que parece, este livro não trata-se de um auto-ajuda voltado à arte de fazer amigos, nem pensar!

Este livro é excelente para quem quer aprender a lidar com as pessoas, principalmente no ambiente profissional.

Eu acredito que um dos principais pilares da vida é o relacionamento com as pessoas. Eu não sei e nem gosto de viver sozinha! Dou imensa importância à minha família, amigos, colegas e parceiros de trabalho. Todos são fundamentais para minha vida…! E claro que não para por aí, dou muita importância à senhora que faz a limpeza da minha casa, ao caixa do supermercado, ao gerente do banco, ao lixeiro, enfim, a cada pessoa que  de alguma maneira faz parte da minha vida…

Por isso, entendo ser fundamental estudar (estudar para mim é desenvolver o tema, é destinar um tempo ao assunto…) para ter a melhor convivência com as pessoas! Sim, estudar – de verdade, não acredito que conviver bem com as pessoas seja tão fácil quanto parece… É sempre importante focar que: cada pessoa que aparece em nossas vidas tem extrema importância, temos que lidar bem com elas.

No que se refere ao trabalho, acho importante destacar que exercer a liderança dentro de um grupo não é nada fácil, afinal, existem duas maneiras de se alcançar o respeito: ou conquistando-o ou pela força! Eu, com certeza, objetivo sempre CONQUISTAR O MEU RESPEITO, nunca o impor.

E olha só, eu sempre trabalhei com papel, por mais de 10 anos, e lidava com poucas pessoas. As pouquíssimas pessoas que eu lidava, acabaram tornando-se muito amigas, mas não tive parâmetro sobre como lidar com clientes ou funcionários.

Ocorre que, as coisas mudaram! Há 2 anos deixei o escritório e passei a comandar uma equipe numa empresa. Passei a lidar com pessoas de verdade. Tive que aprender a respeitar e ser respeitada. A lidar com opiniões divergentes, com vaidades, com egos e muito mais.

Por tudo isso, achei bem importante começar o ano trocando esta idéia com vocês, sobre a importância de respeitar cada pessoa que está ao nosso lado, independente de sua posição em nossa vida.

Sobre respeitar a opinião alheia e criticar menos, destaco que somos seres humanos acostumados a julgar e criticar constantemente. Que tal aproveitar o começo do ano para mudar isso?! Eu estou disposta a me analisar antes de analisar o próximo. A me julgar, antes de julgar o próximo. E o mais importante, a me colocar no lugar da pessoa, antes de emitir qualquer opinião. Eu realmente estou disposta a criticar menos e vou exercitar isso!

Bem, após alguns capítulos bem interessantes do livro que mencionei, resolvi compilar algumas dicas que aplicarei no meu dia-a-dia e vou compartilhar aqui no blog:

1. Você conhece alguma pessoa que deseja modificar, aconselhar ou melhorar? Ótimo, mas antes de criticar quem quer que seja, observe a si mesmo. Comece este exercício olhando para você. Será que antes de apontar o problema de alguém, não seria hora de refletir sobre os seus? Lembre-se do clássico a atemporal ensinamento de Confúcio: Não se queixe da neve no telhado da casa do seu vizinho, quando a soleira da sua porta não está limpa. 

2. Toda vez que tratar com pessoas, lembre-se não está tratando com criaturas de lógica, por isso não cobre tal comportamento. Pessoas são criaturas emotivas, suscetíveis às observações norteadas pelo orgulho e pela vaidade. Isso significa que nunca saberemos como reagiremos a uma crítica!

3. Aplique a teoria de Benjamin Franklin: Não falarei mal de nenhum homem, falarei tudo de bom que souber de cada pessoa. Estou exercitando esta teoria no meu dia-a-dia e o resultado tem sido excelente. Sinto-me muito mais feliz elogiando, observar o lado bom de cada um é maravilhoso. O mundo fica muito melhor quando destacamos o que há de melhor, sem criticar o que é não achamos legal.

4. Mentalize mais uma excelente teoria, de Carlyle: Um grande homem demonstra sua grandeza, pelo modo como trata os pequenos.  

5. No lugar de condenar os outros, procure compreendê-los, procure descobrir porque fazem o que fazem. Esta atitude é muito mais benéfica e justa do que apenas criticar. Este exercício gera simpatia, tolerância e bondade, o que é maravilhoso. Nunca se esqueça que é mais fácil entender, quando se conhece.

Para fixar e simplificar, vamos exercitar juntos:

NÃO CRITIQUE, NÃO CONDENE NÃO SE QUEIXE. 

E então, o que acha desta idéia?! Vamos tornar a nossa vida melhor?!

bj bj bj e uma semana maravilhosa para todos nós!

Se tiver alguma dica, sugestão ou comentário, use o campo abaixo ou envie-me um e-mail no renunes01@gmail.com.

Mais no meu Snapchat @mybestwishblog.

Rê Nunes

Pin It on Pinterest

Share This