Escolha uma Página

Palatino e Fórum Romano – Dica de Roma!

Roma é a minha cidade favorita no mundo e seu pudesse, ao menos a cada dois ano passaria uns 3 dias por lá!

Matando as saudades deste lugar tão incrível, organizando as fotos feitas na última viagem para a Itália, resolvi montar um post sobre o Palatino e Forum Romano.

Quem conhece Roma, com certeza visitou e deve ter se arrepiado no Palatino e e Forum Romano, já para quem ainda não conhece, acho bacana dar uma olhada nas imagens deste lugar tão especial.

Um pouco da história do Palatino e Forum Romano: 

O monte Palatino é uma das sete colinas de Roma, o lugar onde tudo começou.

Diz a lenda que Eneas, filho da deusa Vênus, deixou Tróia em chamas e veio se instalar na península itálica, onde fundou um reino. Passados anos, seus descendentes Rômulo e Remo, foram abandonados, ainda bebês, por um tio que queria para si o trono que era deles por direito. Ele os colocou em um cesto e os deixou à deriva no Rio Tibre, para que morressem. Os babies acabaram sendo achados por uma loba, próximo ao Monte Palatino, que os resgatou e amamentou. Quando eles cresceram, decidiram formar, naquele local, uma cidade. Bem, os irmãos acabaram brigando: Rômulo matou Remo, proclamou-se rei e fundou a cidade chamada Roma, em homenagem ao seu nome.

Além destes ocorridos, sabe-se que em 753 a.C., no mesmo local que situa-se o Monte Palatino, foi fundada a cidade de Roma, entretanto, indícios demonstram que já havia uma cidade naquele local há pelo menos 1 século antes desta data.

A localização do monte Palatino  privilegiava aos poderosos. Além de ficar ao lado do Forum Romano (o grande centro administrativo, financeiro e jurídico de Roma), era também uma espécie de local sagrado, uma vez que era ali onde Rômulo, o Grande Rei e criador de Roma, tinha fundado a cidade.

Sobre a visita ao Palatino: 

Nesta última visita, eu comprei os ingressos para o Palatino antecipadamente pela internet, isso em conjunto com Coliseu e Forum Romano.  Quem quiser comprar de maneira segura, clique aqui!

A bilheteria e entrada para o Palatino está localizada na Via di San Gregorio, em frente ao Coliseu.

Sobre a visita, eu recomendo que comece pelo Palatino, curta bastante, e depois direcione-se ao Forum Romano. O Palatino é a parte mais alta do sítio, assim, é recomendado que se suba tudo no início e vá descendo com calma!

Os lugares não são muito auto-explicativos, mas com atenção aos mapas, dá para se localizar legal.

É bacana ter em mente que tratam-se de ruínas, nas quais existiam o comércio romano, palácios, edifícios importantes, ou seja, uma área central da cidade, onde tudo acontecia.

Agora um pouco deste lugar cheio de história para contar:

roma pontos turísticosA vista do monte é incrível! Circo Máximo ao fundo…

o que fazer em romaÉ sensacional olhar as construções e imaginar o quanto este povo já era avançado. 
roma blog dicasReflexo nos óculos… Diferentemente do Coliseu, onde a energia é pesada, a minha sensação no Palatino é de viajar no tempo de uma forma mais leve…! 
roma fotos blogSe não me engano, aqui era o Domus Augustana, palácio residencial do Imperador Domiciniano e depois  residência do Imperador Nero. dica de viagem romaEstátuas espalhadas pelas construções…

italia roma dicasRoma tem dessas coisas, ao lado do Palatino há um prédio residencial…! dica de roma blogNo museu do Palatino…patino romaA arte reconstruída…

dicas forum romanoDescendo do Palatino, sentido Fórum Romano

Fórum Romano:
palatino romaEste lugar é mágico! O Fórum Romano é realmente uma viagem no tempo…! Amo visitar este lugar. roma palatino dicasAmo imaginar como era tudo isso…

forum romano dicas romaÉ muito incrível pensar em quando tudo isso foi construído…
forum romano dicas viagemAs plaquinhas explicativas nos passam bastante informações boas…
palatino dicas roma
Reparem nos detalhes arquitetônicos…

dica de romaNa saída nos deparamos com este fim de dia… A luz estava assim, sem filtro! Eu eu já vi viajei na nuvem em formato de coração…!
piazza veneziaPara finalizar a tarde deliciosa, fotinho na Piazza Venezia, que fica super próxima ao Palatino e Forum Romano…!

E então gostaram do Post?

Vestido Osklen | top Cris Barros | Óculos comprados em Barcelona (sem marca)

Para mais dicas de Roma, clique aqui.

bj bj bj

Rê Nunes

Pin It on Pinterest

Share This