Escolha uma Página

O que fazer em Istanbul? Mesquita Azul!

dica da mesquita azul

Olá,

Em minha última viagem eu realizei um super desejo, conhecer a Turquia!

Eu sempre fui super curiosa para conhecer Istanbul e a cidade superou minhas expectativas! Fiquei realmente encantada.

Futuramente eu preparei um post com fotos da cidade e contando um pouco mais sobre os hábitos, pessoas e o que vivi por lá. Já, neste primeiro post quero contar sobre a Mesquita Azul, um lugar e cheio de história pra contar.

Um pouco sobre a Mesquita Azul, também chamada de Mesquita do Sultão Ahmed, trata-se de uma mesquita otomana. A Mesquita Azul é considerada nova, por ter sido construída entre 1609 e 1616 e localiza-se no bairro Eminönü, distrito de Faith, bem em frente à Basílica de Santa Sofia, que em breve também postarei!

A Mesquita Azul é a única mesquita em Istambul que possui 6 minaretes e é tão linda que chama a atenção de longe! A mesquita recebeu o apelido de azul em face dos tons azulados e a cor predominante dos mosaicos.

O estilo da Mestquita é clássico otomano e a beleza do interior é uma coisa difícil de explicar! O conjunto de mosaicos azuis e detalhes dourados (que dizem ser feitos de ouro, não apenas aquela pintura de ouro, mas ouro de verdade…),  é uma coisa sensacional!

O curioso da Mesquita Azul é que dizem ter sido construída pelos imperadores bizantinos para ser um palácio. Em 1606 o sultão Ahmed I desejou construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia e daí a mudança de palácio para Mesquita. Dizem que a Mesquita Azul foi construída num local estratégico, bem em frente à Aya Sofia (que era católica), para demonstrar o poder do islã sobre o cristianismo. A dupla de construções formam o cenário mais incrível de Istambul.

Todas as mesquitas em Istanbul eram construídas para serem públicas. Ao lado da mesquita existia um conjunto de imóveis que faziam parte do complexo, incluindo escola de teologia, uma sauna turca, cozinha que fornecia sopa aos pobres e lojas, o Bazar Arasta, cuja toda a renda destinava-se a financiar a estrutura do local.

Conforme dá para notar nas fotos, na mesquita não existe nenhuma figura de pessoa desenhada, apenas os mosaicos com lindos formatos, visto que os muçulmanos não cultuam imagens de pessoas.

Para entrar na Mesquita Azul é obrigatório tirar os sapatos. O chão é revestido por um lindo e imenso carpete (desculpa, mas vou comentar que o cheiro de chulé é bem notado…).

Quanto às roupas, eles são bem exigentes, ou seja, nada de shorts, minissaias, bermudas ou camisetas sem mangas. Quem não tiver opção, os funcionários da mesquita fornecem uma espécie de lenço sem nenhum custo, para cobrir as partes do corpo que segundo eles, desrespeitam a religião muçulmana.

O meu look escolhido:

1 mesquita azul o que vestirEm respeito à cultura local de cada lugar visitado, acho super válido entrarmos no clima e vestirmos o que é recomendado, assim, optei por um vestido longo confortável, lenço para cobrir a cabeça, sapatilha e jaqueta de couro cobrindo os ombros!

Look: Vestio Le Lis Blanc | Jaqueta 284 | Lenço Hermès e Óculos Ray Ban.

2 o que fazer em istanbulEu recomendo sempre carregar um lenço em todos os lugares na Turquia, em alguns momentos é bacana usá-lo para cobrir os cabelos.
3 dicas da turquia

A beleza da Mesquita Azul: 
4 mesquita azul dicasNa frente da Mesquita Azul há um enorme jardim que a separa da Santa Sofia, é incrível observar as duas deste local.

5 mesquita azul turquiaEu não consegui um ângulo para mostrar a beleza externa da Mesquita Azul, uma pena.
DCIM102GOPROAo lado da Mesquita podemos observar as construções que eram destinada ao público, conforme contei no texto inicial.  
DCIM102GOPROA construção interna toda em mármore tem uma arquitetura maravilhosa. 10 sultan ahmed mosque Ao entrarmos na Mesquita a sensação é única! A grandiosidade da obra, a arte feita em mosaico, as cores… é tudo perfeito! Em cada pedacinho de construção nos encantamos com algum detalhe diferente! 
12 mesquita azul como chegarReparem na quantidade de cores e formatos presentes na mesquita! Os vitrais pintados são incríveis e a luz adentra de uma forma especial.

DCIM102GOPRONão podemos transitar no meio, mas pelas laterais podemos curtir toda a esta beleza e imensidão. 14 mesquita do sultão ahmed Verdes, azuis, vermelhos conversam de um jeito maravilhoso. 15 mesquitaazulÉ difícil retratar tanta beleza através das fotos…
16 boukeleon palaceAmei esta parte do teto! Inspirador para texturas, tecidos, patterns…
16 dica de viagem mesquita azulMármore, ouro e arte…

Eu recomendo que o passeio pela Mesquita Azul seja feito com o guia. Eles explicam a parte histórica que é bem interessante!

E então, é demais não é?

Em breve post com um pouco da cultura e costumes deste lugar tão incrível!

Informações Mesquita Azul:
Sultanahmet Meydani
+90 (212) 458 07 76
www.sultanahmetcami.org
Horário de Funcionamento: diariamente das 09:00 às 17:00.
Fechada durante as orações.

bj bj bj e até

Rê Nunes

Pin It on Pinterest

Share This