Escolha uma Página

Dica cultural de São Paulo: Pinacoteca do Estado

dica de são paulo pinacotca

Olá gente!

Tudo bem no final de semana?

Eu estou em contagem regressiva para minhas férias e aproveitando os finais de semana para organizar a vida! Quanto ao “entretenimento”, conforme eu sempre comento aqui no blog, eu amo aproveitar algum dia de descanso para um passeio cultural. A escolha do fds passado foi a Pinacoteca do Estado de São Paulo!

Vocês já visitaram a Pinacoteca? É um passeio sensacional!

Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes e bonitos museus de arte do Brasil.

A Pinacoteca é um edifício no Jardim da Luz, centro de São Paulo, ao lado da Estação da Luz, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, para ser sede do Liceu de Artes e Ofícios. A Pinacoteca é o museu de arte mais antigo de São Paulo, fundado em 1905 e regulamentado como museu público desde 1911.

E o que você vai ver na Pinacoteca, faz idéia? Bem, além da construção linda de viver, as salas da Pinacoteca são amplas, muito bem iluminadas e abrigam um maiores e mais representativos acervos da arte brasileira. Tratam-se de 8.000 peças, que abrangem a história da pintura brasileira nos séculos XIX e XX.

Eu super recomendo alugar o áudio para fazer a visita. É muito legal escutar a história e momento histórico de cada obra. Amo entender um pouquinho do que o autor estava vivendo no momento em que realizou sua criação!

Quanto ao look, não resta dúvida que o melhor a vestir num passeio como este é o mais confortável possível! Visitas a museus sempre exigem muita caminhada, um abaixar e levantar e zero descanso! Por isso, conforto é o requisito número um.

Look escolhido:

01 look com calça jeans rasgadaCalça jeans rasgadas propositadamente para maior conforto, camiseta branca, bolsa transversal e converse!

02 look com jeans e chanel pretaQuanto à bolsa, muitos museus proíbem a entrada com bolsa grande e para evitar qualquer problema, eu sempre vou com uma bolinha menor, de preferência transversal que é mais fácil de carregar. Esta Chanel é uma que amo de paixão!

03 look para ir ao museu em São PauloOutra coisa muito bacana é levar uma blusa fácil de carregar! Alguns museus são gelados demais, em razão do ar condicionado forte. Não é o caso da Pinacoteca, temperatura bem ok.

04 calça jeans joelho rasgadoLook aprovado?

Calça Jeans Hollister, tênis Converse, Camiseta e top Osklen, Cinto Louis Vuitton, Bolsa Chanel, Óculos Urban Outffiters

DCIM100GOPRO

No seu interior, a Pinacoteca é encantadora. Sou apaixonada por este estilo que mistura as paredes antigas e destruídas com novas construções e iluminação que valoriza tudo isso:

DCIM100GOPROOs ambientes da Pinacoteca são realmente legais. As instalações provisórias também.

DCIM100GOPROÉ bem interessante circular pelos corredores…

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPROFalando um pouquinho sobre as obras, este espaço com esculturas é lindo demais! Acima destaca-se “O Brasileiro“, 1940, de Raphael Galvez, feito em Gesso.

O jardim da Pinacoteca merece destaque! O Jardim ou Parque da Luz, foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa, em 19 de novembro de 1798 e aberto ao público em 1825, como Jardim Botânico já no período do Brasil Imperial, tornando-se o primeiro espaço de lazer da população paulistana. Em 1982, o parque foi tombado como patrimônio histórico e hoje abriga 50 esculturas que interagem com o acervo da Pinacoteca. Entre os artistas estão, Victor Brecheret, Leon Ferrari, entre outros:

DCIM100GOPROO jardim é demais!

DCIM100GOPRO

Os corredores da Pinacoteca:
DCIM100GOPRO

Quanto às obras, o acervo é sensacional! Algumas obras que cliquei para o blog:

DCIM100GOPRO“Mestiço” de Candido Portinari, 1934. Esta foi a primeira pintura de Portinari a integrar uma coleção pública. No centro da composição a figura do trabalhador forte. O trabalho braçal é o grande destaque. Portinari residiu em Paris para estudar de 1929 até 1931 e quando retornou ao Brasil começou a série de pinturas com grande preocupação social e nacional. Produziu então muitos retratos de trabalhadores, cenas rurais.

DCIM100GOPROEmigrantes III, de Lasar Segall, 1936. Este é um maravilhoso exemplar de uma fase de Segall que começou em 1930 e foi até 1945. A densidade da pintura é proveniente de suas experimentações com a escultura e pelo uso da areia e serragem com as tintas. A temática sempre de cunho social e bastante marcada pela experiência da II Guerra Mundial.

DCIM100GOPROTropical, de Anita Malfatti, 1916. A história desta tela é bem legal, vale a pena conferir na Pinacoteca. Anita Malfatti deixou o Brasil para estudar dois anos em Nova York, na Independent School of Art e retornou em 1916. Esta tela foi pintada, provavelmente, logo que retornou e trata-se de um ícone do Modernismo brasileiro. Esta tela foi extremamente criticada por Monteiro Lobato que não aceitava a arte moderna proposta por Malfatti. Entre os que apoiavam Monteiro Lobato estavam a elite pensante de São Paulo, que criticavam a Semana de Arte Moderna de 1922. Ao lado de Malfatti estavam Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Di Cavalcanti.

DCIM100GOPRO“Autorretrato” de Efrain Almeida, 2007 16 estação da luz por do solAo sair da Pinacoteca, tivemos a felicidade de nos deparar com este entardecer…

DCIM100GOPROO cenário estava sensacional! Uma tarde calma no centro de São Paulo…

Processed with VSCOcam with m4 presetEu sempre quis fotografar este edifício, mas nunca tinha tipo oportunidade… Adorei o resultado…

E então, curtiram o post?

Mais uma dica imperdível para quem mora em ou próximo a SP ou virá visitar a cidade…

Endereço da Pinacoteca do Estado:
Praça da Luz, 02 – Luz –
Telefone: (11) 3324-1000
Horário: Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Às quintas até as 22h.
Valor do Ingresso: Grátis às quintas, após às 17h e sábados o dia todo.
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00.
Estudantes com carteirinha pagam meia entrada. Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
Possui bicicletario e estacionamento gratuito.

bj bj bj e ótima semana

Rê Nunes

Pin It on Pinterest

Share This