Escolha uma Página

Central Restaurante, Lima, por Virgilio Martínez

Um roteiro imperdível, que dá para fazer num feriado mesmo, com tranquilidade é Lima, no Peru!

A capital Peruana me surpreendeu em todos os aspectos, principalmente pelos restaurantes, que estão entre os melhores do mundo!

Entre tantos restaurantes renomados presentes em Lima, o que merece maior destaque é o Central, de Virgilio Martínez. Desde que comecei a pesquisar sobre Lima, recebi inúmeras recomendações sobre o Central, considerado um dos melhores restaurantes do mundo (já ouvi dizer até que é o 8º), e o melhor restaurante da América Latina.

Por que o Central é tão especial? Os entendidos no assunto dizem que o compromisso de Virgilio Martinez, que realmente toca o restaurante e coloca a mão na massa,  e estabeleceu um compromisso singular de redescobrir ingredientes, que vão desde o litoral até a Amazônia, tendo os Andes como eixo., faz toda a diferença! Virgilio traz esta questão de origem dos ingredientes na construção do seu menu, de forma interessantíssima. Ele qualifica os pratos de acordo com a altitude que estão situados os principais ingredientes.

A refeição escolhida para conhecermos o Central foi o Almoço. Para conseguir uma reserva no restaurante não é nada fácil e quando fechei a viagem, já não havia mais data disponível!

Bem, é óbvio que não desistimos e resolvemos aparecer no restaurante e pedir por uma reserva! Apresentei o blog e disse o quanto conhecer o Central seria importante, afinal, eu e o Tatá somos amantes de boa comida e lugares especiais. Bingo!, tudo certo, eles conseguiram nos “encaixar” no almoço do dia seguinte!

O restaurante Central é super clean e com a cozinha de vidro, naquele esquema que assistimos os “artistas criando”, inclusive o brilhante Virgilio Martinez.

Quando o menu chegou não tivemos dúvidas e optamos pelo degustação. São duas opções de degustação e escolhemos o Corto, que eu recomendo. Para harmonizar, também optei pelo menu degustação de bebidas, outro que super recomendo! Harmonizar sabores é coisa de quem entende e eu amo ser surpreendida. As bebidas tratam-se de vinhos, cervejas especiais e Pisco!

Agora um pouco do que rolou através de nossas fotos. O restaurante visto de cima! Poucas mesas, clean, calmo e silencioso:

restaurante lima dica

virgilio martinez chef

virgilio central

Quanto ao menu, eu não tenho fotos de todos os pratos, mas dá para ter noção do quanto foi especial! Com as fotos que mostrarei.

O menu inicia-se com o Expedición Palta. Trata-se de uma casquinha deliciosa, feita com alga de águas profundas, misturada com sabores de frutos do mar sensacionais! Diferente de tudo que já experimentei:

central peru cultivo frio
Reparem nas louças servidas, que especiais:

dica de viagem lima

Huerta de Mala, trata-se de um “leite de cactus” servido com pétalas de flor. É especial e diferente, servido frio e com um sabor um pouco “verde”:

dica do melhor restaurante de lima

Abaixo a Panadería Central! Eu sou totalmente alucinada por pão! Mesmo procurando ter uma vida bem saudável eu assumo que troco muita coisa sofisticada por um simples pãozinho e estes merecem tratamento especial! 3 tipos de pães sensacionais, com destaque ao último que é chamado de pão de folha de coca! Deliciosos e servidos com uma manteiga típica deles, de encher a boca de água:

virgilio central restaurante lima
O bem especial pão de coca:

pão de folha de coca lima restaurante central
Cultivo Frío: O cultivo frio é o prato que achei mais lindo! São frutos do mar, uma espécie de abacate especial e vieiras. O sabor do molho é inexplicável:

dica de restauante em lima peru

Este é o Valle Entre Andes: trata-se de uma maneira diferente de se preparar um abacate! Eu assumo que foi o prato que menos gostei, o que não significa que não seja incrível!

restaurante central lima peru
O Pulpo em el Desierto é outro prato sensacional! O polvo tem uma textura inexplicavelmente incrível:

qual o melhor restaurante de lima
Costilla de Res: esta costela é algo totalmente exótico! A maciez da carne é singular. O branquinho é um crocante que faz lembrar polvinho e casou super bem com a maciez da carne! O “raladinho” é coração! Gente, eles trazem o coração na mesa e ralam na nossa frente, isso é bem diferente! O ovinho parece de codorna, é delicioso:

central virgilio martinez

Encerrados os pratos, vieram as sobremesas (a parte favorita!)! Pode parecer exagero, mas o Entorno de la Hoja de Coca, feito com café, chirimoya e munã é uma das coisas mais gostosas que já comi!  A textura é de sorvete sem gordura, com um leve azedinho, misturado com fruta do conde, sobre uma casquinha que parece chocolate com café! É muito especial:

central restaurante peru entorno de la hoja de coca

Cortezas y Resinas – Selva, é um “pós-sobremesa” de comer ajoelhado! Chocolate, uma bolinha que parece feita de licor com chocolate e uma gelatininha super diferente são servidas com uma infusão sensacional! Muitos sabores parecidos com chocolate que me fizeram apaixonar:

lista dos melhores restaurantes do mundo

Finalizado as comidinhas, outro ambiente bem legal do Central é o escritório, com condimentos, temperos espalhados por todos os lados:

dica de viagem américa latina
A decoração peruana, linda:

dica de viagem peru lima
O look que usei:

restaurante lima central look

Nosso hotel era bem próximo ao restaurante, coisa de 5 minutos caminhando:

virgilio martinez restaurante central lima(Tatá disse que eu parecia soldadinho de chumbo andando…!)look melhor restaurante america latina

(…e claro que eu caí na risada…)

look lima peru

Vestido Animale
Sapatilha Arezzo
Bolsa Chanel
Óculos Ray Ban

E então, gostaram do post? Lima é uma cidade que tem que ser visitada! Principalmente para quem gosta de comer bem, como nós!

Endereço do Central Restaurante:
Santa Isabel, 376. Miraflores. Lima (Perú).
Tel. +51 1 242 8515
site: centralrestaurante.com.pe

Pin It on Pinterest

Share This