Escolha uma Página

As vantagens de ser Minimalista

Minimalismo o que é blog

24.01.16

Depois que comecei a me aprofundar no assunto minimalismo e conversar muito sobre isso, eu passei a receber a seguinte pergunta: Por que ser Minimalista?

Ao resolver me desapegar de muitas coisas e mudar a maneira de comprar, pensando e repensando no que realmente é necessário, percebi rapidamente que consigo focar muito mais em coisas que realmente acredito serem importantes, como desenvolver e manter relacionamentos, viver experiências verdadeiras e curtir mais intensamente cada momento, sem preocupar-me tanto com os bens materiais.

A limpeza não é só física, é espiritual…:

 Quando você se dispõe a desapegar e realmente viver com menos, você passa a realizar uma limpeza espiritual. É engraçado que haviam roupas excelentes no meu closet, com etiqueta, que preferi doar para o Centro Espírita, ao invés e vender no brechó ou desapegar aqui no blog. Eu senti que precisava entregar aquelas coisas para alguém que realmente precisasse e foi uma maneira legal de ajudar doando.

Sabe que hoje sinto que minha vida é muito mais leve e prática, livre de coisas que não são exatamente necessárias.

Não sei se vocês reparam, mas tudo isso que tenho escrito aqui sobre Minimalismo é completamente o oposto do mundo que vivemos, o que acho uma pena. Eu reparo em amigos preocupados em gastar com coisas tão desnecessárias e deixam de lado os cuidados com a mente ou com a saúde! As pessoas tem se preocupado apenas com a embalagem e com coisas para mostrar para os outros… isso é tão vazio! Ok, cada um com seu dinheiro, ok cada um com seu gosto, mas o que quero dizer é que sinto que algumas pessoas não investem nelas mesmas. Não investem seu dinheiro em felicidade, em experiências, em conhecimento… É tão gostoso fazer um curso ou se aprofundar num assunto que lhe interessa… É tão especial visitar um lugar diferente, experimentar uma comida especial… Mas eu vejo que tem muita gente mais preocupada em comprar algo caro, para postar nas redes sociais, quando poderiam realmente ver e curtir o mundo maravilhoso que existe a sua volta.

A sociedade de hoje se orgulha de acumular bens ao invés de acumular experiências de vida e isso é muito triste…

Quando você pensa para comprar e se esforça para comprar apenas o que realmente é importante, a satisfação é muito maior:

A banalização do comprar, do ter e o mais triste, ter mais o que o outro, faz com que tudo vire apenas um a mais. Eu gosto de ir na contramão de tudo isso. Eu amo que cada item que eu adquira seja muito especial! Amo pensar e repensar antes de comprar, de analisar se eu quero mesmo. Namoro um item desejado até ter muita certeza que é o momento certo de investir!

Gente, quando esperamos, pensamos e namoramos algo, com certeza valorizamos muito mais este item e temos certeza que não foi apenas mais um em nossas vidas.

Eu acredito que sim, TER MENOS COISAS pode significar SER MAIS FELIZ:

Agora se você ainda acha que tudo isso que falei aqui é mimimi, vou pontuar alguns itens que encontrei numa matéria e que fizeram toda a diferença na minha vida:

  1. Sobra mais dinheiro para investir no momento certo, liberdade financeira;
  1. Optando por viver de maneira Minimalista, sobra mais tempo para cuidar de você, da mente, da saúde, do corpo e de quem está a sua volta. O excesso de coisas e o foco em comprar, nos rouba de momentos muito especiais;
  1. Uma casa com menos é muito mais fácil de manter limpa, sem acumular;
  1. Preocupação com o meio ambiente: pessoas minimalistas produzem menos lixo, contribuindo para um mundo mais saudável;
  1. Aumento de produtividade: já reparou que ”coisas” ocupam uma parte enorme do nosso tempo? Tem que arrumar, tem que cuidar, tem que organizar. Quanto menos coisa, mais tempo e espaço livre, tudo fica mais organizado;
  1. Pessoas minimalistas são exemplos para as próximas gerações! Com todo este consumo desenfreado, o reflexo só pode ser nas coitadas das crianças, que estão cada vez mais distantes dos valores que realmente importam e não curtem coisas deliciosas como um bom parque ou parquinho de diversões com amigos. Quantas crianças pedem para passar o fim de semana enfiadas em shoppings, visto que sabem bem que é lá que poderão consumir desenfreadamente…;
  1. Você conseguirá comprar coisas de mais qualidade, viajar mais, conhecer mais. É claro que quando eu entro no assunto consumir menos ou pensar para comprar, eu recebo perguntas do tipo: Mas você tem Chanel, você gosta de jóias e assim por diante… Claro que eu gosto! Exatamente isso, eu gosto de investir em 1 ”coisa especial” e curti-la muito, dando o valor que ela merece! Eu prefiro ter 1 bolsa que faz a diferença em qualquer look, que será eterna, do que te 10 diferentes, que parecem apenas mais uma, num contexto geral;
  1. Com menos, mas que realmente importam, você será muito mais feliz! Eu garanto que quando você consegue se organizar e não ter aquele bando de coisas enfiadas no armário, você gosta mais das suas coisas. É uma delícia abrir o armário e amar cada pecinha, que tem um contexto especial, indiferente da moda. Eu acredito ser muito mais gostoso repetir 10 vezes um vestido com um contexto incrível, do que nunca repetir roupas comuns, sem história nenhuma para contar…;
  1. Você deixará de se comparar aos outros! Tem coisa mais chata do que aquelas pessoas que ficam olhando o que x ou y tem ou deixa de ter?! Julgando se gastou muito ou não…?! – Adotando um estilo de vida minimalista você consegue exatamente o que quer e não desperdiça energia e dinheiro desnecessariamente. Quando você está feliz e plena, não se preocupa se aquela usa a marca x, se estava com o vestido y, ou se veste roupas que custam z! Quando você é minimalista você preocupa-se em estar satisfeito consigo mesmo, vivendo e curtindo experiências. Ser minimalista é notar que o realmente importa é fazer pessoas felizes ao seu redor e ser feliz. É tão gostoso dar boas risadas, trocar carinho, saborear algo especial! Ao adotar um estilo de vida mais minimalista, você verá que as preocupações mencionadas acima perdem o sentido e que você passa a admirar o tal look da y e x, mas que isso tem zero importância real para sua o mundo;
  1. Liberte-se do passado. A pessoa minimalista não se prende ao passado, e isso vai muito além daquela roupa de coleção anterior, isso significa limpar o coração, vivendo o hoje de maneira leve.
    O passado precisa ficar no passado e temos que sempre olhar para a frente. Recordações são maravilhosas, mas a vida acontece agora e daqui a pouco, nunca ontem. Deixar o passado no passado, cria um futuro melhor para todos nós. Deixe os fantasmas para trás, tanto nos sentimentos, quanto nas coisas. Não carregue contigo nada do que pode lhe deixar pesada ou lhe fazer mal…!

E então, o que acharam dos meus argumentos incentivando-as (os) a se tornarem mais Minimalistas?

Experimentem, vivam esta nova experiência…!

bj bj bj e um domingo maravilhoso.

Rê Nunes

Pin It on Pinterest

Share This